20/09/2017 16h16

Seminário sobre indicação geográfica para café ocorrerá em Brejetuba (ES)

O município de Brejetuba (ES) irá sediar importantes eventos na área do café. Nos dias 21 e 22 de setembro, ocorrerão o 16º Encontro de Cafeicultores de Brejetuba, o 3º Simpósio das Montanhas do Espírito Santo e o Seminário de Indicação Geográfica para Café. As atividades serão realizadas no Centro de Eventos Cafezão.

Durante os dois dias de atividade, haverá palestras e debates sobre mercado e qualidade, indicações geográficas para os cafés do Espírito Santo, manejo e poda da cultura do cafeeiro e a importância do produtor rural para a economia de Brejetuba.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente no local. Os eventos são uma realização do Incaper, da Prefeitura de Brejetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e do Sebrae.

Cafeitura de Brejetuba

O município de Brejetuba é o maior produtor de café arábica do Espírito Santo, com uma produção anual média de 400 mil sacas, sendo que 100 mil são cafés cereja descascado superior. O café é sua principal atividade econômica, sendo produzido em 16 mil hectares, distribuídos em 1.184 propriedades, em sua maioria de base familiar.

21 de setembro (quinta-feira)

8h: Recepção e credenciamento

8h30: Abertura oficial

9h: Painel: Qualidade e Mercado

- Inovações tecnológicas para produção de cafés especiais – Diego Egídio Ribeiro (Engenheiro Agrônomo da Syngenta)

- Programa Nucoffee/ Syngenta – Nathan Silva (Engenheiro Agrônomo da Syngenta)

- Tratamento enzimático para desmucilagem do café – Ubirajara Amorim e Rodrigo da Silva Dias (Engenheiros Agrônomos/ LNF Americana)

11h: Debate

11h15: Almoço

13h: Seminário de Indicações Geográficas do Café

- Pronunciamentos institucionais

- Cenários das indicações geográficas do café no Brasil e no mundo - Anselmo Buss Junior (Presidente do Fórum Capixaba de Identificação Geográfica).

- Caso de sucesso: Denominação de origem do café do cerrado mineiro – Juliano Tarabal (Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro).

- As indicações geográficas dos cafés do Espírito Santo – Gabriel Fabres Beliqui (INOVATES).

15h: Debate

15h30: Importância do produtor rural para a economia de Brejetuba – Francisco Costa de Andrade (Auditor Fiscal da receita Estadual).

17h: Encerramento

22 de setembro (sexta-feira)

8h: Recepção e credenciamento

8h30: Abertura oficial