08/07/2016 11h40 - Atualizado em 12/07/2016 15h58

“Serras, Águas e Cafezais” contribui com o desenvolvimento de Iúna e Irupi

Caminhada de Iúna e Irupi em homenagem a colheita do café no dia 02 de julho. O evento faz parte do Circuito "Serras, Águas e Cafezais".

Uma iniciativa que reúne renda, desenvolvimento social e sustentável. Trata-se do Circuito “Serras, Águas e Cafezais” que há dois anos vem sendo intensificado por empreendedores de Iúna e Irupi, junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Turismo de Iúna da Prefeitura Municipal. 

O propósito do circuito é alavancar o desenvolvimento turístico dos dois municípios, a partir do destaque da riqueza das dezenas de cachoeiras e dos rios com suas águas cristalinas por meio de trilhas e em meio a propriedades cafeicultoras, além dos diversos pontos turísticos da região e o café como um dos maiores tesouros para a vida dos agricultores familiares uma vez que gera renda para mais de 90% dessas famílias. 

A iniciativa teve o Incaper como fundamental na sua organização com a realização de Diagnóstico Rural Participativo (DRP), onde foram levantadas as demandas, necessidades e dificuldades dos empreendedores. 

De acordo com o engenheiro florestal do Incaper, Gabriel Guzzo Rosa, a partir daí, os técnicos do Incaper de Iúna e de Irupi elaboraram um plano de ação envolvendo capacitações para os empreendedores, excursões, eventos de divulgação do circuito e fortalecimento de parcerias com outros agentes dos municípios. O diagnóstico contou também com a colaboração dos instrutores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo são 19 empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, lazer, artesanato e hospedagem rural, além de roteiros turísticos com diversas opções de passeios pelas belezas naturais de Iúna e Irupi que atraem pessoas de vários municípios do Espírito Santo e de outros estados.  

Com o apoio do Incaper, os dois municípios já realizaram diversas reuniões mensais, cursos, capacitações, palestras técnicas, duas caminhadas da flora em 2016, sendo uma em homenagem a colheita do café neste último sábado (02), festas comemorativas, apresentações sobre o circuito para entidades e autoridades capixabas, além da participação em feiras. Todos os eventos são uma oportunidade onde os empreendedores apresentam os seus produtos e serviços oferecidos dentro do circuito.

“Isso gera renda para Iúna, sem contar o cidadão daqui não precisa mais sair do município para ter lazer de qualidade, uma vez que são resgatadas as tradições que haviam se perdido com o tempo”, completou o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza.

“Tanto Iúna como Irupi precisavam de uma identidade e por isso é que unimos as suas potencialidades junto aos empreendedores e amantes do turismo”, destacou o diretor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Iúna, Cristiano Alves Ricarte. 



Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus 
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper