22/11/2017 13h25 - Atualizado em 22/11/2017 13h51

Servidores do Incaper participam de capacitação para atuar no Projeto Dom Helder Câmara

Durante esta semana, está ocorrendo a formação da primeira turma de agentes de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) no Espírito Santo, coordenado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que atuarão no Projeto Dom Helder Câmara. A atividade é realizada no Hotel Bristol, em Vila Velha.

A capacitação conta com a participação de 52 servidores do Incaper. Durante a atividade, os participantes tiveram acesso a uma formação de 40 horas que compreende conteúdos diversos que vão desde a apresentação da agência, criada em 2013 com o objetivo de atuar na implementação de políticas públicas que envolvem ações de Ater, até o sistema operacional que será utilizado na gestão do projeto Dom Helder Câmara.

“O objetivo da formação é a qualificação dos agentes de Ater visando a troca de experiências voltada para a Pnater, bem como o fortalecimento das atividades de Ater para o público de agricultores familiares em situação de vulnerabilidade”, falou Iracema de Paula de Lima Freitas, representante da equipe de formação da Anater. Ela também disse que o Projeto Dom Helder Câmara visa fortalecer a Ater no ES, dando ênfase no desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura familiar dos municípios.

Para o diretor-técnico Mauro Rossoni Júnior, este momento é importante para o Incaper e para os agricultores mais vulneráveis do Espírito Santo, pois permitirá focalizar ações e recursos para atender demandas específicas que surgem desses agricultores.

“Essa política pública já era trabalhada em outros estados que faziam parte da área de abrangência da Sudene e o Espírito Santo nunca havia feito parte dela. Devido ao nosso trabalho de articulação com a Asbraer e Anater, foi possível trazer mais recursos para atender a esse público”, destacou Mauro.

Projeto Dom Helder Câmara

O Projeto Dom Helder Câmara consiste em um instrumento específico de parceria entre o Incaper e a Anater, assinado no segundo semestre de 2017, com o objetivo de atender 1.008 famílias em situação de vulnerabilidade social, em 20 municípios do estado do Espírito Santo que estão na área de abrangência da Sudene no ES. São eles: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Governador Lindemberg, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus e Sooretama.

Saiba mais informações do projeto em http://www.projetodomhelder.gov.br/site/

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli