05/12/2019 17h02 - Atualizado em 06/12/2019 03h58

Solenidade marca encerramento do Projeto HorizontES em Extensão

A comitiva capitaneada pelo Incaper visitou 11 municípios capixabas.

Será realizado, nesta sexta-feira (06), o evento de encerramento do Projeto HorizontES em Extensão. A solenidade será realizada às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, e também marcará as comemorações do Dia Nacional do Extensionista Rural.

O HorizontES em Extensão foi elaborado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o objetivo de mostrar 11 experiências de relevância para o desenvolvimento rural capixaba. O objetivo é ser instrumento de troca de experiências e conhecimento em processos de assistência técnica e extensão rural (ater), como forma de fortalecimento de iniciativas com relevância para o desenvolvimento rural.

O Incaper organizou a formação de uma comitiva com representantes de diversos órgãos da agricultura capixaba: Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Prefeituras e outras instituições em âmbito municipal também participaram das visitas.

“Estas visitas permitiram o conhecimento da realidade in loco e também propiciaram um momento de reflexão entre os servidores”, afirmou a gerente de Ater do Incaper e responsável pela concepção do Projeto, Jaqueline Sanz. Segundo a gerente, ao visitar as experiências, a equipe dá visibilidade à ação e contribui para que aquela experiência sirva de exemplo para outros agricultores.

“Uma ação muitas vezes considerada pequena pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Algumas ações têm a mulher com protagonista, outras são carregadas de empreendedorismo, há ainda as que mostram que o campo continua sendo um espaço interessante para os jovens... enfim, são muitos e bons exemplos que o Espírito Santo traz, e é isso que o HorizontES mostra”, pontuou.

O projeto HorizontES em Extensão foi viabilizado com recursos oriundos de um convênio estabelecido entre o Incaper e o Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Mapa). A parceria prevê, entre outras metas, a realização de ações no Programa de Aperfeiçoamento em Práticas e Projetos de Desenvolvimento Rural dos Agentes do Incaper.

Como as experiências foram selecionadas:

O Incaper tem 11 Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) situados em pontos estratégicos do território capixaba. Cada Centro coordena de 5 a 10 Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR), que são as unidades municipais e/ou distritais do Instituto. Os coordenadores de CRDR se reuniram com seus Escritórios e, juntas, as equipes discutiram as experiências visitadas. Na indicação da experiência, foram considerados os princípios, diretrizes e orientações da Pnater, que é a Política Nacional de Ater. Também foram considerados os projetos com impacto nos âmbitos social, econômico, produtivo e ambiental, bem como a participação de mulheres e jovens.

Conheça as experiências visitadas:

MUNICÍPIO

TEMA

EXPERIÊNCIA

Muqui

Protagonismo feminino

Pó de Mulheres

Alegre

Juventude rural, organização social, agregação de valor, comercialização.

Comunidade de Feliz Lembrança

Alfredo Chaves

Empreendedorismo feminino

Agroindústria

Agroindústria Hora do Recreio

Cariacica

Agricultura urbana

Produção orgânica

Propriedade de Kemisson Scalzer

Linhares

Inclusão social e produtiva em assentamento

Diversificação de mercados

Assentamento Sezínio

Santa Maria de Jetibá

Produção orgânica

Feira orgânica em shopping

Associação Amparo Familiar

Marechal Floriano

Criação de curso técnico em agropecuária

Solução participativa

Educação no/do campo

Escola Victorio Bravin

Jaguaré

Organização social

Agregação de valor

Grupo de Agricultores Familiares Pão da Terra

Montanha

Inclusão social e produtiva

Agricultores familiares e quilombolas

Agroecologia

Feira agroecológica de Montanha

Quilombo Santa Luzia

Pancas

Ações para conservação de água

Produção de água em propriedade: Patrícia e Juliberto Stuhr.

Nova Venécia

Organização social

Acesso a políticas públicas

Família Colona (Assentamento Rodeio)

Grupo de Agroindústria de Mulheres do Dantas, Cristalino

Loja dos Orgânicos, mercado municipal.

Serviço:
Encerramento do Projeto HorizontES em Extensão
Data: 06/12 (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Centro –Vitória)

Texto: Juliana Esteves

Juliana Esteves