29/10/2019 14h03

Sul do Estado recebe resultados do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Incaper

Foto: Incaper
Ao todo foram apresentados 14 trabalhos do Incaper, sendo que destes, sete fazem parte do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT) do Incaper, que receberam bolsas da Fapes.

Os bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do (ProICT) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do período de entre 2018 e 2019, apresentaram os resultados de suas atuações durante o III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT). O evento foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Alegre.

As apresentações fizeram parte da III Jornada de Integração do Ifes, criada em 2017 com o objetivo de reunir os eventos científicos da instituição. O evento reúne alunos pesquisadores que apresentam trabalhos em diferentes áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Durante os dois dias de evento foram apresentados 14 trabalhos do Incaper. Desses, sete fazem parte do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT), que receberam bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Além dos trabalhos vinculados a outras fontes de fomento, incluindo os voluntários.

Os trabalhos foram orientados e avaliados por pesquisadores do Incaper. “O programa busca despertar e incentivar o interesse pela atividade científica entre estudantes de graduação, contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa ou qualquer atividade profissional e para a formação cientifica do estudante de graduação. Por este motivo, o envolvimento dos alunos é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos, além de ser uma porta para que eles sejam motivados e preparados a continuarem na vida acadêmica”, lembrou o coordenador do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT) do Incaper, o pesquisador Renan Batista Queiroz.

Sob a orientação da pesquisadora do Centro de Pesquisa e Inovação Norte (CPDI) do Incaper, a doutora Sara Dousseau Arantes, o bolsista do ProICT do Incaper, o estudante do 4º período de Biologia, Kayo Cesar Corrêa Lima, apresentou os resultados da pesquisa “Efeito do Paclobutrazol no Controle da Floração Natural do Abacaxizeiro Cv. Vitória e Cv. Pérola”.

“Pude enxergar formas e contextos diferentes do que vemos em sala de aula e isso foi muito importante para o desenvolvimento desse trabalho. Foi gratificante demais todo esse período. Aprendi muito e, com isso, me sinto mais motivado na busca do meu crescimento profissional”, comemorou o estudante.

“Acompanhar os resultados das pesquisas dos jovens estudantes também estimula a nós, pesquisadores, a envolvermos alunos de graduação nas atividades científicas, preparar os jovens para a pós-graduação e incentivar o intercâmbio entre as diferentes áreas de pesquisa, além de instituições por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, estimulando o aumento da produção científica”, lembrou a pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse.

Os trabalhos foram expostos e apresentados no período da tarde, no qual também foram realizadas as atividades de arte e cultura. Nas duas manhãs, a programação da Jornada contou com palestras de abertura e mesa-redonda.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper