20/12/2019 14h16

Sustentabilidade na agropecuária é o enfoque do ‘Incaper em Revista’

Foto: Divulgação
Por meio de oito artigos, temas com enfoque em pilares econômicos, sociais e ambientais são abordados na publicação.

Sustentabilidade na agropecuária. Esse é o tema da 10ª edição da publicação “Incaper em Revista”, lançada nesta sexta-feira (20). O periódico é publicado anualmente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Por meio de oito artigos, são abordados os temas: agricultura sintrópica; fertilidade dos solos; sustentabilidade por meio de produtos encontrados na Mata Atlântica; tendências e boas práticas agrícolas para a sustentabilidade dos cafés; integração entre lavoura, pecuária e floresta; manejo fitossanitário em áreas agrícolas e práticas sustentáveis para a aquicultura na agricultura familiar.

A publicação também leva informações sobre tecnologias lançadas pelo Incaper, como: a variedade de café “Conquista ES8152”, fruto do programa de melhoramento genético da Instituição, e o “Milho Imperador”, a primeira variedade para produção orgânica do Espírito Santo.

“O tema sustentabilidade vem sendo amplamente discutido, com o objetivo de adequação das atividades humanas ao desenvolvimento sustentável, ou seja, a utilização responsável dos recursos naturais de forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa”, destacou o diretor-técnico do Incaper, Nilson Araujo Barbosa.

“Trata-se de um conteúdo que nos faz lembrar da necessidade de cada indivíduo de se conscientizar da preservação do meio ambiente, além de estar atento à cada atitude e repensar a forma como se vive dentro dele. A nossa finalidade é proporcionar boas reflexões que apontem alternativas para uma agropecuária mais sustentável, saudável e solidária”, lembrou a presidente da revista, a pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse.

O “Incaper em Revista” está no sistema de periódicos Qualis-Capes como B5, nas áreas de Ciências Agrárias I e C para Biotecnologia e Serviço Social. “Qualis’’ é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a estratificação da qualidade da produção intelectual, que afere a qualidade dos artigos de periódicos científicos.

A 10ª edição do “Incaper em Revista” está disponível na Biblioteca Rui Tendinha e pode ser baixada gratuitamente:

Texto: Tatiana Toniato Caus
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper