18/07/2016 08h32 - Atualizado em 18/07/2016 08h28

Tamanho de amostra para características de citros e de maracujá na colheita é tema de pesquisa do Incaper

Mais um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O trabalho, que tem como objetivo determinar tamanhos de amostras de frutos, é do pesquisador Rogério Carvalho Guarçoni.

A pesquisa “Tamanho de amostra para a estimação da média de características de três espécies de citros e de maracujá na colheita”, visa à determinação de tamanhos de amostras, para vários erros de estimação, necessários para avaliar caracteres de frutos de três espécies de citros e de maracujá na colheita.

“Na experimentação agropecuária devem ser consideradas as limitações de recursos financeiros, de mão-de-obra e de tempo. E, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, pretende-se disseminar e propagar os resultados do dimensionamento do tamanho de amostras para características de três espécies de citros e de maracujá, para vários erros de estimação, para que sejam utilizadas em novas pesquisas, contribuindo para aumentar a precisão das informações obtidas, além de minimizar a relação custo/benefício dos experimentos”, ressaltou o pesquisador.

Diante da grande representatividade da fruticultura no contexto econômico brasileiro e estadual, novas pesquisas devem ser realizadas para disponibilizar ao produtor rural novas tecnologias de produção, colheita e pós-colheita.

O cultivo de frutas no Brasil apresenta grande importância econômica e social, gerando divisas, empregos diretos e indiretos, além de produzir alimentos para a população. Em 2012, a atividade representou um Valor da Produção de R$ 21,09 bilhões – sendo 2,7% referentes à tangerina, 2,6% ao limão, 21,8% à laranja e 4,1% ao maracujá.

No Espírito Santo, a fruticultura representa R$ 1.030,3 milhões do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA) do estado, ou seja, 12,31%. A produção é superada apenas pela cafeicultura e pela produção animal, que representaram, respectivamente, 35,47% e 28,85% do VBPA, em 2015. A tangerina, o limão, a laranja e o maracujá representam 9,0% do VBPA do total da fruticultura estadual.

O trabalho do pesquisador será desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Estado, e permitirá a formação diferenciada dos alunos envolvidos, estimulando-os a trabalhar com pesquisas em suas carreiras profissionais.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Tópicos:
pesquisa, VBPA, fruticultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper