13/05/2024 13h07 - Atualizado em 13/05/2024 13h19

Técnicos do Incaper participaram de ação educativa sobre monilíase do cacaueiro e gripe aviária

Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste, realizada em municípios do Espírito Santo, na semana passada, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

A ação ocorreu entre a segunda-feira (06) e o sábado (11), com o objetivo de capacitar profissionais da defesa agropecuária para atuarem como multiplicadores de informações técnicas importantes para fortalecer a prevenção e a vigilância da monilíase do cacaueiro e da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). 

Depois de participarem de capacitação em Vitória, técnicos do Incaper e de outras instituições participantes percorreram municípios para multiplicar o conteúdo para produtores rurais, pescadores, estudantes e outros agentes locais. Mais de 2.700 pessoas foram alcançadas pela iniciativa. 

A caravana passou pelos municípios de Linhares, Colatina, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta, Vila Velha e Vitória.

Sem registro de ocorrência no Espírito Santo, a monilíase é uma doença causada por fungo que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro, podendo causar perdas de até 100% da produção.

Já a influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta espécies de aves domésticas e silvestres. Casos já foram registrados em território capixaba. 

“A educação sanitária é fundamental no processo de defesa agropecuária. Multiplicar informações sobre práticas preventivas e de vigilância contribui muito para ampliar a proteção contra essas ameaças às nossas cadeias produtivas do cacau e da avicultura, que são tão importantes para a nossa economia”, destaca a coordenadora técnica de Segurança Alimentar e Estrutura de Comercialização do Incaper, Rachel Quandt, membro da comissão organizadora da caravana.  

Também representaram o Incaper na ação os servidores Jozyellen Nunes da Costa, Lucas Calazans, Osvaldino Neto, Edna da Silva Abreu, Maíra Formentini e Elmo Pereira Ramos.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro 
(27) 3636-9877 / (27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper