13/07/2017 11h01 - Atualizado em 14/07/2017 09h45

Tecnologias para produção da pimenteira do reino são tema de excursão técnica no Norte do Estado

Foto: ELDR G.L.
Cerca de 20 pessoas participaram de uma excursão técnica em Sooretama, no Norte do Estado, a fim de conhecer as principais tecnologias para a formação e produção de pés de pimenta-do-reino.

Com o objetivo de implantar ações dirigidas aos pipericultores, aproximadamente 20 pessoas participaram de uma excursão técnica em Sooretama, no Norte do Estado, a fim de conhecer as principais tecnologias para a formação e produção de pés de pimenta-do-reino. O encontro foi realizado nas propriedades dos produtores Celso Kuboiama e Marcela Venturini.

O evento foi realizado pela equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Governador Lindenberg, também no norte do Estado. “O nosso município possui hoje uma área de pouco mais de 50 hectares de pimenta-do-reino, que vem se ampliando aos poucos, com o plantio de pequenas áreas. São cultivos feitos basicamente por agricultores familiares, que tem obtido uma boa renda com a atividade, apesar do pouco conhecimento sobre a cultura. Esperamos melhorar esse quadro, capacitando os produtores para que possam conduzir sua atividade de forma sustentável”, salientou o extensionista do Incaper local Romer Luiz Hofmann.

Na ocasião, foi possível conhecer desde jardim clonal e produção de mudas até lavouras em produção, com tutores de madeira e tutores vivos. Todo conteúdo foi conduzido pelos extensionistas do escritório local do Incaper em Sooretama Roberto Gomes Candido e Lucas Calazans Santos.

A agricultora familiar Sandra Valéria Orige ficou feliz em participar da excursão. “Aqui eu pude aprender várias técnicas que poderei aplicar em minha lavoura”, contou.

O diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, reforçou sobre a importância de eventos como esse, proporcionando capacitação e promovendo o desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar.

 

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

Tópicos:
pimenta, excursão, familiar
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper