26/06/2017 15h07

Tecnologias são apresentadas na Expo Sul em Cachoeiro de Itapemirim

No estande do Incaper foram apresentadas as tecnologias geradas pelo instituto.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participou entre os dias 21 e 24, no Parque de Exposições, em Cachoeiro de Itapemirim, da Expo Sul Rural. O evento foi realizado pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e Sindicato Rural, e contou com o apoio de importantes instituições do Agro Capixaba.

No estande do Incaper foram apresentadas as tecnologias geradas pelo instituto.  “O evento foi uma boa oportunidade de mostrar os trabalhos do Instituto e os serviços prestados aos agricultores. É um canal de diálogo aberto com a sociedade”, ressaltou o extensionista, Gustavo Soares de Souza.

Entre as opções de capacitação para os produtores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias, o workshop sobre o uso racional dos recursos naturais, debateu o “Uso racional de Fertilizantes na agricultura” após palestra ministrada pelo pesquisador André Guarçoni.

O Seminário Café: Qualidade, sustentabilidade e a crise hídrica, abordou o manejo de lavouras com o extensionista Marcelo Lobato, além do armazenamento de água e o manejo da irrigação, em palestra ministrada pelo extensionista Caio Louzada Martins.

Bovinocultura Sustentável

Como parte das ações do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável, ocorreram duas importantes ações, o Workshop Bovinocultura Sustentável e uma feira de touros zebuínos. Este workshop, coordenado pelo Incaper, contou com a participação de mais de 70 produtores rurais de vários municípios do Sul do Estado.

Entre os temas abordados estão a produção de leite a pasto com foco na intensificação do manejo das propriedades, abordado pelo zootecnista Bernardo Lima Bento de Mello. “Apresentamos alternativas para o aumento da renda nas propriedades, com sustentabilidade. Foram discutidas a adoção das tecnologias de produção e o aprimoramento do manejo diário, com a apresentação de exemplos dos nossos resultados de campo”, ressaltou Bernardo.

Também foram apresentados os benefícios da adoção dos sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), pelos pesquisadores da Embrapa Carlos Eugênio Martins e Marcelo Dias Muller. O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, conduziu o debate. “O objetivo foi instruir os participantes sobre a possibilidade de integração como alternativa de sustentabilidade para pecuária e para geração de novas fontes de renda para o pecuarista”, explicou Suzart.

No evento, também foi realizada a Feira Regional de Touros que faz parte do Programa de Melhoria de Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pro-Genética), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O Pró-Genética objetiva a melhoria do rebanho bovino nacional, tornando a genética melhoradora acessível aos pequenos e médios produtores de carne e leite no país, aumentando a produtividade e renda dos produtores rurais.

Foram comercializados dez touros zebuínos melhoradores. “Foi excelente a iniciativa de realização da Feira junto à ExpoSul, durante todo o dia tivemos movimentação de pessoas buscando informações dos animais, informações de como interpretar os dados da Avaliação Genética expostos, isso demonstra interesse. Sabemos que a seca que o ES vem enfrentando causou dificuldades para realização de Feiras Pró Genética nos últimos anos mas, na medida do possível, precisamos retomá-las pois só tem a contribuir de forma positiva para a região que as recebe”, explicou Técnica de Campo da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Eline Maria Jucá de Souza.

Para Bernardo, estas feiras o Incaper incentiva os produtores que não fazem uso da inseminação artificial no rebanho, a utilizarem touros de qualidade. “Touros são a melhor ferramenta de detecção de cio das vacas, e são importantes para o repasse da inseminação no gado leiteiro especializado e fundamentais na produção bezerros de corte mais pesados, agregando renda adicional aos pecuaristas”, ressaltou Bernardo.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho