13/02/2020 10h12

Transferência de Tecnologia: São Gabriel da Palha reestrutura e zela por sua biblioteca local

Foto: Abel Lopes Costa/Incaper
São Gabriel da Palha reestrutura e zela por sua biblioteca local.

A unidade do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em São Gabriel da Palha organizou sua biblioteca com o intuito de disponibilizar ao público geral um espaço para leitura e pesquisa bibliográfica especialmente na área de ciências agrárias.

De acordo com o extensionista do Incaper local, Abel Lopes Costa, a iniciativa se deu a partir de uma demanda de alunos e produtores. “Como o escritório possui salas vagas utilizadas anteriormente por técnicos que atuavam no município, uma delas foi destinada exclusivamente para dar lugar a biblioteca. O acervo foi todo catalogado e organizado por áreas temáticas”, disse.

Por lá é possível encontrar os livros organizados por variados temas, como extensão rural, agroecologia, cafeicultura, fruticultura, olericultura, entre outros, totalizando mais de mil exemplares entre livros, revistas, cartilhas, publicações técnico-científicas e demais documentos. Além do espaço físico da biblioteca, o escritório local ainda disponibilizará os diversos materiais para empréstimo ao público interessado.

Incentivo à difusão de tecnologias

“Parabenizo a iniciativa dos colegas e reforço que todas as outras unidades do Incaper sejam multiplicadores dessa ideia. É de fundamental importância organizar e zelar por estes espaços de leitura e conexão com o conhecimento. O objetivo das bibliotecas deve ser apoiar, incrementar e fortalecer a leitura, sob as suas mais diversas formas, para atender aos educadores, servidores públicos, produtores rurais e demais pessoas da sociedade civil”, salientou a gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper, a pesquisadora Sheila Cristina Prucoli Posse.

As bibliotecas dos municípios Barra de São Francisco e de Sooretama também estão organizadas. “Esses espaços são importantes no processo de difusão da informação, o que abre portas para o público ao acesso às tecnologias geradas pelo Instituto”, contou a responsável pela Biblioteca Rui Tendinha, localizada na sede do Incaper, em Vitória, Merielem Frasson.

A bibliotecária lembrou que é preciso trabalhar em rede, com objetivo de conservar o fluxo das informações de forma organizada, garantindo o acesso ao público assistido, além de manter o acervo atualizado.

Para mais informações basta fazer o contato com a equipe da Biblioteca Rui Tendinha no (27) 3636-9846.

 

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper