30/06/2025 17h13 - Atualizado em 30/06/2025 17h44

Últimos dias para inscrição no 1º Concurso de Qualidade de Café Conilon de João Neiva

Produtores de João Neiva têm até o dia 14 de julho para se inscrever na primeira edição do Concurso de Qualidade de Café Conilon do município. A iniciativa, inédita na cidade, tem como objetivo incentivar a produção de cafés de excelência, com práticas sustentáveis e valorização do trabalho no campo.

O concurso é promovido pela Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A ação conta com o apoio do programa Inovagro e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Serão premiados os cinco melhores cafés produzidos no município, avaliados com base em dois critérios principais: qualidade da bebida e sustentabilidade da produção. A premiação total soma R$ 10 mil em dinheiro, que será distribuída entre os vencedores. 

Para participar, cada produtor deverá entregar uma amostra de 2 kg de café seco e pilado, que será analisada por especialistas do Incaper, após torra e moagem em laboratório. As inscrições podem ser feitas no escritório do Incaper ou na Secretaria Municipal de Agricultura, ambos situados na Avenida Negri Orestes, 346, Centro.

Segundo o coordenador do Incaper em João Neiva, Adriano Corrêa de Jesus, a análise da bebida seguirá os protocolos da Specialty Coffee Association (SCA), que considera atributos como aroma, sabor, acidez e doçura. Já o quesito sustentabilidade será avaliado por meio de um questionário técnico baseado no Currículo Mínimo de Sustentabilidade do Café.

A ação integra o projeto Cafeicultura Sustentável, que vem sendo implementado em todas as regiões do Espírito Santo pelo Incaper, com foco em assistência técnica contínua, capacitação e valorização da produção local.

Podem participar do concurso apenas produtores de Coffea canephora (robusta ou conilon) com lavouras localizadas no território de João Neiva. A divulgação dos vencedores será feita durante o Encontro de Cafeicultores em Barra do Triunfo, com data a ser anunciada em breve.

Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (27) 99655-9209 e (27) 99822-7589, ou pelo e-mail joaoneiva@incaper.es.gov.br. O edital completo está disponível no site da Prefeitura de João Neiva: www.joaoneiva.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br


Leia também: Aberta temporada 2025 de concursos de café no Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper