12/08/2020 14h28

Últimos dias para inscrição no Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba

Foto: Divulgação
São R$12 mil na premiação e os participantes têm até o dia 17 para realizar a inscrição.

Termina na próxima segunda-feira (17) o prazo de inscrição para o Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba de 2020. Serão duas categorias, sendo uma para os produtores de Linhares e outra para os cacauicultores dos demais municípios do Estado. Os agricultores que seguem as orientações técnicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) têm boas chances de ganhar.

Os R$ 12 mil da premiação serão divididos entre os três primeiros colocados de cada categoria: o primeiro lugar da “Categoria Linhares” e “Demais municípios do ES” será premiado com R$ 3.000,00, o segundo R$ 2.000,00 e o terceiro R$ 1.000,00. Será eleito ainda o “Destaque Estadual. Para participar, é necessário seguir as orientações do Regulamento.

O concurso, que é realizado pela quarta vez, tem como finalidade impulsionar o cacau capixaba, como comentou o extensionista do Incaper que é referência sobre cacauicultura, Lucas Calazans. “A proposta do concurso é promover a cacauicultura no Espírito Santo, e no viés da qualidade, preparando o agricultor para que ele atenda essa questão de qualidade.”

A busca por amêndoa de cacau de qualidade é uma crescente não só no Espírito Santo, mas também em outros estados do Brasil e até mesmo em outros países do mundo. O aprimoramento das amêndoas agrega valor aos produtos que utilizam o cacau como matéria-prima, como o chocolate e, consequentemente, melhora a rentabilidade do produtor.

“É um mercado que tem crescido no mundo todo em busca da qualidade do cacau, porque somente com uma amêndoa de qualidade que se consegue um chocolate de qualidade”, afirmou Lucas Calazans. “Se o produtor não faz o processamento correto do cacau, não tem qualidade na amêndoa, e consequentemente, não é produzido um bom chocolate”, completou .

Ainda de acordo com o extensionista do Incaper, a realização do Concurso também contribui para que a qualidade do cacau capixaba ganhe cada vez mais visibilidade, de maneira a atrair atenção do mercado mais exigente: “O Espírito Santo tem apresentado um produto que ninguém conhecia antes. Quando o produtor capixaba coloca as amêndoas de cacau de qualidade à disposição dos jurados, é detectado um cacau com qualidade, gosto e aroma que eles ainda não tinham visto no Brasil”, explicou Calazans.

Sobre o Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba

O Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba está em sua 4º edição. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial – CNQCE, Chocolates Garoto, com a correalização do Governo do Estado, Incaper, Ceplac-ES/BA, Sebrae, Faes/Senar/SRL, do Centro de Inovação do Cacau (CIC), com apoio institucional da Associação de Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Bananal do Sul (Apropeba), Coopercau e a organização do Instituto Ampliê.

Texto: Thiago Borges (estagiário) e Juliana Esteves

Juliana Esteves /Andreia Ferreira