04/10/2016 16h00

Usina de Beneficiamento de Sementes é destaque em Alfredo Chaves

No mês de setembro foram beneficiados, aproximadamente, 1.700 kg de “Milho Capixaba Incaper 203”.

A Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Alfredo Chaves tem a única Usina de Beneficiamento de Sementes (USB) em funcionamento a mais de 30 anos. Nela são beneficiadas sementes de milho e feijão, enviadas para unidades do Instituto e para Prefeituras do Espírito Santo.

No mês de setembro foram beneficiados, aproximadamente, 1.700 kg de “Milho Capixaba Incaper 203”, sendo que no ano de 2016 já foram cultivados em torno de 8 mil kg de sementes – de milho e feijão – provenientes da Fazenda Experimental de Viana. Mas nos anos anteriores essa quantidade foi superior. Na década de 1990, por exemplo, a produção superou 150 toneladas, pois havia plantios em outros locais e na própria Fazenda Experimental de Alfredo Chaves.

Processo de beneficiamento

Ao chegarem na fazenda, o material é pesado e, em seguida, se inicia o processo de beneficiamento mecânico. É feito a limpeza, classificação, tratamento químico (com inseticida) e embalagem, no caso do milho o resultado após a classificação é a seleção de sete tipos de peneiras, todas aptas para o plantio dependendo da germinação.

Para esse trabalho são necessário três servidores e mais o técnico que orienta e supervisiona. Em seguida, as sementes retornam para a Fazenda Experimental de Viana, onde ficam acondicionadas na câmara fria a disposição do Incaper.

“É uma trabalho muito importante para a agricultura do Estado, pois são culturas que sempre estiveram o seu espaço nas lavouras, pelo fato de serem culturas tradicionais, principalmente o milho. É muito relevante para o Incaper – que fomenta a diversificação agrícola – e pelo potencial de possuir uma estrutura tão eficiente e útil”, ressaltou o chefe da Fazenda Experimental de Alfredo Chaves, Ronaldo Paschoal Marchezi.

Fazenda Experimental de Alfredo Chaves (Feac)

Possui uma área de 24,9 hectares, em comodato com a Prefeitura de Alfredo Chaves, distribuídos com os principais experimentos:

- Banana: coleção de matrizes e cultivares implantadas em 2002
- Palmáceas: Pupunha, juçara e açaí
- Seringueira: competição de clones implantadas em 2003
- Citros, em implantação
- Café arábica (matrizes)

A Fazenda está aberta à visitação. Na unidade são recebidos agricultores da região, dos municípios vizinhos e até de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e principalmente alunos de Escolas Famílias Agrícola (Mepes). Está disponível para visitação a coleção de banana que tem 16 cultivares diferentes, o viveiro de mudas e o processo de repicagem das mudas de banana e a Usina de Beneficiamento de Sementes (UBS).

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br