27/05/2019 16h00

Valorização da mulher rural é tema de encontro em Alegre

O evento reuniu 50 mulheres de diversas comunidades do município.

Com o tema “Valorização da Mulher Rural: Porque Sou Importante!”, foi realizado nesse sábado (25), em Alegre, o 1º Encontro de Mulheres Rurais. Promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Grupo Kapixawa, Prefeitura Municipal de Alegre e Ufes, o objetivo do evento foi fomentar a valorização da mulher rural e gerar encaminhamentos de demandas.

O encontro reuniu 50 mulheres de diversas comunidades do município e teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre, da Associação de Agricultores Familiares da Feira de Alegre, Feira Agroecológica e grupo de Mulheres “Umas Pelas Outras”.

Segundo a economista doméstica do Incaper, Aline Chaves, foi um momento ímpar, em que as mulheres puderam se expressar, dançar, se emocionar e se divertir. “Nos preocupamos em organizar uma programação leve, para que realmente elas se sentirem à vontade para expressarem seus anseios, angústias, conquistas e suas lutas diárias”, disse.

A presença da mulher no espaço rural é muito importante, ela se destaca em diversas atividades e está presente em todas as etapas da produção agrícola. No entanto, historicamente muitas mulheres rurais são identificadas apenas como ajudantes e o seu protagonismo fica sem visibilidade.

“Hoje, podemos considerar que ocorreram avanços em relação às questões da mulher rural, mas ainda é preciso criar espaços e ações que reconheçam de fato a importância dessas mulheres, e como sua dinâmica no meio rural reflete em toda sociedade. Encontros como este podem fortalecer esse reconhecimento”, explicou Aline Chaves.

Texto: Vanessa Capucho e Aline Chaves

Juliana Esteves