28/11/2018 16h13

Variedades de café desenvolvidas pelo Incaper são destaques em concurso

No município de Afonso Claudio não foi diferente. As melhores colocações no concurso, na categoria conilon, são de produtores que cultivam variedades do Instituto.

Não é de hoje que o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se destaca em concursos de cafés especiais em todo país. No município de Afonso Claudio não foi diferente. No Prêmio Cafés Especiais Afonso Cláudio-ES Brasil 2018, as melhores colocações no concurso, na categoria conilon, são de produtores que cultivam variedades do Instituto.

O evento, que teve a cerimônia de encerramento realizada no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, premiou dez cafeicultores na categoria conilon e dez na arábica, com notas acima da média. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, degustadores de café, representantes de órgãos e entidades da área da agricultura, além dos agricultores e seus familiares.

Identificamos que entre as melhores colocações no concurso na categoria conilon, existem produtores que cultivam variedades desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper, sendo: Vitória, Centenária e Jequitibá. Na categoria arábica, o primeiro colocado produz a cultivar Catucaí 785-15 recomendada pelos técnicos da Instituição”, disse o extensionista Victor dos Santos Rossi.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Afonso Claudio, em parceria com o escritório local do Incaper no município e a colaboração do escritório local do Incaper de Brejetuba.

Premiação

Todos os dez finalistas de cada categoria receberão nesta quinta-feira (29), no auditório da Prefeitura Municipal, a premiação em dinheiro. Os classificados em 1º lugar receberão R$ 4.000,00. Além disso, foi premiado com o Prêmio Extra, o melhor café de cada distrito que enviou mais de cinco amostras por categoria.

Categoria arábica

1º Luciano Dutra Pimenta – Pontões

Categoria conilon

1º Florentino Brandt – Santo Antônio

Categoria Arábica - Melhor Café do Distrito

Luiz Carlos da Silva – Fazenda Guandu

Luciano Dutra Pimenta – Pontões

Augusto Reetz – São Luiz de Boa Sorte

Categoria Conilon - Melhor Café do Distrito

Dejair Ferreira Gomes – Pontões

Florentino Brandt – São Luiz de Boa Sorte

Destaque Internacional

Recentemente, o Espírito Santo foi destaque na Semana Internacional do Café 2018, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Dos dez finalistas na categoria Coffea canephora (conilon/robusta) do Prêmio Coffee of The Year 2018, nove são do Estado e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz parte desse sucesso.

Entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º, 5º e  o 8º (que por sinal é de Afonso Cláudio) lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica são do Espírito Santo.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br