17/10/2017 14h43 - Atualizado em 17/10/2017 14h51

Vencedores do Primeiro Concurso de Qualidade do café Conilon de Marilândia recebem certificado

Foto: ELDR Marilândia
O concurso, que reuniu aproximadamente 500 pessoas, é fruto de um trabalho conjunto entre o Incaper e a Prefeitura de Marilândia.

O município de Marilândia foi palco de três importantes momentos realizados no Plenário da Câmara Municipal. Dentre eles, a entrega dos certificados dos vencedores do Primeiro Concurso de Qualidade do café Conilon, realizado em setembro, na Fazenda Experimental do Incaper.

O concurso, que reuniu aproximadamente 500 pessoas, é fruto de um trabalho conjunto entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Marilândia.

A entrega foi feita pelo prefeito de Marilândia, Geder Camata, junto ao chefe da Fazenda Experimental do Incaper, Marconi Comério e o chefe do escritório local do Incaper de Marilândia, o extensionista Marcelo Agenciano.

De acordo com Marcelo Agenciano, o Instituto vem trabalhando junto aos agricultores do município no avanço da produção de conilon de qualidade e o concurso veio para coroar esse pensamento de que todos os participantes têm condições de ofertar um produto de melhor qualidade. "Além de premiar os melhores cafés, nosso objetivo foi proporcionar uma reflexão junto aos agricultores familiares de que é possível e principalmente rentável produzir um conilon de qualidade. Avaliamos que esse objetivo foi alcançado por meio da realização do concurso”, destacou Marcelo.

Na ocasião, a deputada estadual Raquel Lessa também foi homenageada com o título de cidadã marilandense, em virtude dos serviços prestados ao município. Por meio de sua emenda parlamentar, a Lei 10.736 reconheceu Marilândia como capital estadual da pesquisa do café Conilon. Outro ponto importante da sessão ordinária foi a entrega simbólica de um cheque de R$ 205 mil ao prefeito, que será investido em prol da compra de uma Ambulância Semi UTI e apoio ao esporte.

“Hoje é um dia muito importante para nós. Estamos homenageando pessoas importantes para nós, que trabalham em prol de nossos produtores rurais. Estamos também homenageando os vencedores do concurso, que são produtores que buscam, a cada dia, melhorar seu produto e agregar qualidade e preço. Para finalizar, recebemos do nosso legislativo um recurso que será revertido para a saúde, valor esse fruto da economia de nossos vereadores. Certamente é uma noite para comemorarmos”, lembrou o prefeito.

Confira os vencedores:

Categoria Café de Secador:

1º Lugar – Jozé Luiz Badiani – Média 74.85

2º Lugar – Clésio Boldrini – Média 74.08