19/12/2019 16h35 - Atualizado em 19/12/2019 16h42

Verão chega com previsão de altas temperaturas e normalização de chuvas

Foto: Leandro Abreu
O calor do verão deve movimentar as praias capixabas como Riacho Doce, em Conceição da Barra.

O verão se caracteriza pelas altas temperaturas, chuvas abundantes e dias mais longos que as noites. A estação mais quente do ano começa domingo (22) e segundo o coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos, as temperaturas devem ficar elevadas, como é de costume nesta época.

O coordenador ainda lembrou que os anos de 2014 a 2017 foram caracterizados pelo processo de estiagem, mas o volume de chuva tem aumentado na estação. “Nos últimos dois anos, o volume de chuva tem aumentado no verão, então a tendência é de que esse ano tenha uma normalização das chuvas”, disse o meteorologista.

Sobre a questão de prever mais chuva ou calor, Hugo Ramos apresenta apenas uma estimativa ainda sem qualquer certeza. “Dezembro é uma época mais chuvosa, principalmente em áreas que já chovem no Estado. As previsões para janeiro e fevereiro dependem das condições oceânicas e atmosféricas. Na medida em que formos atualizando as informações, conseguiremos fazer essa previsão”, acrescentou.

Hugo deixou um recado sobre a chegada do verão: “O padrão de chuva tende a se normalizar, as evidências apontam para isso. O calor deve permanecer e vai atrair a galera para as praias. No campo, é importante reforçar os cuidados com a proteção até o fim de março: manter a hidratação, diminuir a exposição ao sol para evitar doenças de pele”, recomendou.

Para saber mais informações sobre o verão, acesse: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/estacoes-do-ano-verao

A previsão do tempo atualizada diariamente está disponível em: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/

Texto: Cássio Simão
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper