06/09/2017 14h10 - Atualizado em 06/09/2017 14h03

Vila Valério realiza 1º Simpósio de Pimenta-do-Reino

Mais de 400 pessoas participaram, nesta semana, do 1º Simpósio de pimenta-do-reino no município de Vila Valério, na Região Noroeste do Espírito Santo. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e fez parte do projeto Ater Sustentabilidade.

Na programação do Simpósio, foram abordados os seguintes temas: manejo da pimenta-do-reino, colheita e pós-colheita, tendências de comercialização e exportação e cadeia produtiva. Segundo o chefe do escritório local de Vila Valério, Luis Gustavo Vieira Maniak, foi uma enorme satisfação para o escritório local do Incaper ter a participação de um grande número de agricultores no 1º Simpósio de Pimenta-do-Reino ocorrido no município.

“Houve uma intensa atuação dos profissionais do Incaper para mobilizar os agricultores familiares beneficiários do Projeto Ater Sustentabilidade e outras famílias interessadas no tema, com forte apoio da Secretaria de Agricultura municipal”, destacou Luis Gustavo.

O extensionista informou que o escritório local de Vila Valério, juntamente com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, está trabalhando para enfrentar este período tão difícil de seca prolongada que atinge a região. “Hoje, além do café, a cultura da pimenta-do-reino tem ganhado destaque por favorecer a diversificação de culturas nas propriedades e gerar outras rendas aos agricultores familiares”, explicou.

Ater Sustentabilidade

Por meio do projeto Ater Sustentabilidade, 210 famílias são atendidas no município de Vila Valério e, desde 2013, foram realizados mais de 50 eventos coletivos nas comunidades, como demonstração de métodos e reuniões. Nessas atividades foram abordados temas como renegociações de dívidas do Pronaf, acesso ao seguro Proagro, fertilidade do solo, manejo e poda em pimenta-do-reino, controle fitossanitário e poda em café conilon.

O 1º Simpósio de Pimenta-do-Reino foi realizado em parceria com a Prefeitura de Vila Valério, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e com o Sebrae.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli