Com o objetivo de divulgar diferentes opções de plantas utilizadas na alimentação animal, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) começou a implantar, na Fazenda Experimental em Linhares, uma vitrine de forrageiras.
Na vitrine, as plantas são inseridas por ordem de evolução e de acordo com a indicação de manejo. Ela é uma unidade de capacitação e transferência de tecnologias para os produtores rurais, alunos e técnicos. Em Linhares, a vitrine irá contar com espécies entre cana, palma, brachiaria, panicum, leguminosas, cynodon, pennisetum, entre outros, disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Gado de Leite/Corte.
“É importante destacar que o produtor que quiser conhecer a vitrine terá a oportunidade de ver de perto cada espécie. Ele acaba descobrindo que já tem vários tipos de plantas e que estão apenas sendo mal manejadas. Estamos trazendo essa tecnologia para o Norte onde a demanda é grande”, ressaltou o zootecnista e coordenador de Produção Animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello.
Desde que o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável foi lançado, várias ações voltadas para a pecuária bovina foram realizadas, isso inclui as vitrines forrageiras implantadas nas Fazendas Experimentais de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim,e Linhares. “Com a implantação da vitrine teremos, dentre outros, materiais que serão mais indicados para as condições climáticas da região”, disse o coordenador da Fazenda Experimental de Linhares, Tarcísio Feleti de Castro.
Assessoria de Comunicação
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper