08/10/2019 17h43 - Atualizado em 08/10/2019 18h30

X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado em Vitória

Foto: Divulgação/Seag
Nesta edição do Simpósio são esperados mais de 700 participantes.

Começou o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Vitória e vai até está sexta-feira (11). O simpósio é uma promoção do Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café e tem como anfitrião o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O simpósio à semelhança das nove edições realizadas anteriormente, tem como tema central “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. “O café é um produto fundamental para o agronegócio brasileiro, também é muito importante para o nosso Estado por que produzimos café em quantidade e temos avançado muito em pesquisa juntamente com a parceria da Embrapa. Nosso objetivo é integrar ainda mais essa parceria unindo a Seag e o Incaper para que possamos melhorar a qualidade e a produtividade dos nossos cafés. Com isso, juntos vamos buscar variedades cada vez mais de acordo com a nossa realidade. Momento importante para trocar experiencias e dar oportunidades ao homem do campo”, ressaltou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Nesta edição do Simpósio são esperados aproximadamente 700 participantes, entre pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes universitários. Também participam dirigentes de instituições representativas do setor cafeeiro como associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais interessados no desenvolvimento do agronegócio dos cafés do Brasil, além profissionais da imprensa especializada em agricultura.

“A cafeicultura capixaba tem destaque tanto na pesquisa como na produção e ter toda a comunidade cientifica envolvida no simpósio mostrando inovações tecnologicas, trabalhos cientificos e focando também na produção sustentavel é de grande importancia. O Espírito Santo é referencia mundial e colocamos a Secretaria de Estado da Agricultura sempre a disposicao dos produtores e a sociedade em geral. Parabenizo a todos os envolvidos nesse grande evento que está proporcionando uma valiosa troca de experiencias”, ressaltou o secretário Estadual da Agricultura, Paulo Foletto. 

Na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), o Simpósio contará com mesas-redondas, palestras e discussões que contemplarão temas como: o papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade na cafeicultura, custos de produção e rentabilidade dos cafés do Brasil, cafeicultura de precisão, gestão sustentável da água na cafeicultura, expressão máxima da qualidade dos cafés, e, por fim, manejo de pragas na cafeicultura.

“Temos uma participação intensa dos cafeicultores e toda cadeia produtiva do café nacional participando desse momento que ficará marcado na historia da cafeicultura do Brasil. A parceria com o Incaper é fundamental para que possamos desenvolver pesquisas na área de melhoramento genético e maneijo da cultura”, disse o chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra.

A programação oficial do Simpósio também contará com minicursos sobre temas como: manejo nutricional do cafeeiro, manejo de poda no café arábica, plantio de café em montanha visando à mecanização, produção de cafés especiais, manejo de poda dos cafés do Espírito Santo e gestão da propriedade cafeeira. Nos intervalos, os participantes poderão degustar cafés de excelente qualidade produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia. Na sexta-feira (11), como atividade opcional, mediante adesão dos interessados, os participantes poderão visitar lavouras de café arábica ou conilon, em locais definidos pelo Incaper, para conhecerem tecnologias adotadas e desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

“Momento importante para a cafeicultura nacional e principalmente para estimular o diálogo entre os pesquisadores com os diversos setores da cadeia produtiva do café, buscando promover a sustentabilidade, investindo cada vez mais em pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do café, prospecção de novos cenários e tendências de consumo, de forma permanente”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

O evento também contou com uma  palestra de abertura com base no tema central do evento.

Texto: Vanessa Capucho

 

Informações à imprensa

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves

(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho

(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper