Comercialização da Agricultura Familiar - Tecnologias

Em 2015, tecnologias sociais adequadas e reaplicadas pelo Projeto Fortalecimento dos Espaços de Comercialização Solidária através da Agricultura Familiar e Organizações Sociais da Grande Vitória, desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Fundagres, Finep e Prefeituras Municipais de Vitória e Cariacica, foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil, na categoria “Comunidades tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária”.

Estratégia de Comercialização de Produtos Agroecológicos em Cariacica

A estratégia de comercialização foi implantada em 2007 pelo Incaper que junto aos agricultores familiares em transição agroecológica e alguns gestores públicos do município organizaram a Feira Agroecológica de Cariacica. Foi estabelecida a Comissão de Feira, que definiu o local, os critérios de funcionamento e selecionou 24 famílias de feirantes. A Feira foi inaugurada em 2007 e ampliada em 2008, contendo 12 barracas, sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cariacica e pelo Incaper. As propriedades rurais dos feirantes são assistidas pelo Instituto e eles recebem formação continuada sobre processos agroecológicos, de gestão e de comercialização. O projeto tem apoio financeiro da Finep  e apoio técnico da Fundagres.

Inserção de Alimentos Agroecológicos na Alimentação Escolar em Vitória

A estratégia de comercialização direta de produtos agroecológicos para a alimentação escolar foi implementada em 2007 pelo projeto, que inseriu produtos limpos no cardápio dos alunos e foi executado pelo Incaper junto à Secretaria Municipal de Educação de Vitória. Contou com o apoio financeiro da Finep e apoio técnico da Fundagres.

<<voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper