30/10/2020 09h08 - Atualizado em 15/12/2020 15h47

Incaper lança orientações sobre cafeicultura sustentável para café arábica

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou recentemente materiais técnicos que abordam informações a respeito de práticas agrícolas para a  sustentabilidade na produção de cafés arábica no Espírito Santo. Trata-se da cartilha intitulada "Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas Para o Café Arábica" e do folder sobre "Boas Práticas de Produção para o Café Arábica no Espírito Santo", disponíveis no site da Biblioteca Rui Tendinha

A produção dos conteúdos técnicos contou com o apoio do Consórcio Pesquisa Café e com a Café das Montanhas do Espírito Santo (Brasil). A cartilha contempla as boas práticas agrícolas de campo, incluindo detalhes importantes como amostragem de solo; calagem e adubação dos cafeeiros; análise foliar; poda dos cafés; principais pragas e doenças; técnicas de conservação de solo e de água, além de renovação de lavouras. No mesmo material estão contidas informações a respeito das boas práticas durante a colheita e a pós-colheita do arábica e da análise sensorial dos cafés. 

O folder, por sua vez, traz orientações como a demarcação dos talhões; amostragem de solo; tipos de calagem e adubação; poda do cafeeiro; análise foliar; e conservação de solo e da água, que são etapas fundamentais para a sustentabilidade dos cafés arábica. 

A diretora técnica do Incaper, Sheila Posse, lembrou que, especificamente na cafeicultura, o Instituto tem disponibilizado tecnologias sustentáveis de produção, colheita e pós-colheita aos cafeicultores de arábica que produzem o Café das Montanhas do Espírito Santo nas regiões serrana, noroeste e Caparaó. "Isso tem proporcionado o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café capixaba", disse.  

Texto: Tatiana Toniato Caus (GTTC)

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper