O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicou o edital do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT), voltado à formação de cadastro de reserva para bolsas destinadas a estudantes de graduação. A iniciativa busca fortalecer a participação de universitários em atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas no instituto.
As propostas devem ser submetidas por servidores finalísticos do instituto com título de mestrado ou doutorado e serão avaliadas com base nos critérios estabelecidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, considerando a adequação do Plano de Trabalho e o currículo do proponente, conforme previsto no edital. Nesta etapa, não é necessário indicar o estudante bolsista.
O programa tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa entre estudantes de graduação, além de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas científica e tecnológica. O ProICT também incentiva o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, o intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento e o fortalecimento da produção científica no âmbito do Incaper.
Como novidade para esse ano, houve a simplificação em alguns critérios do edital, em especial, na pontuação do currículo. Todas as informações estão disponíveis na página do ProICT e podem ser acessadas aqui.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) publicou edital aumentando em 30% o número de cotas de bolsas a serem distribuídas entre as instituições. Portanto, há a expectativa de que esse aumento se reflita no número de propostas contempladas na concorrência interna.
A submissão de propostas se encerra em 31 de maio de 2026.
Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br