31/01/2018 14h25 - Atualizado em 01/02/2018 09h25

Assentados conquistam agroindústria em Pinheiros

Foto: Vanessa Capucho
O projeto "Doce Conquista" contará com a contribuição financeira de R$ 230 mil para a estruturação, fortalecendo a logística de comercialização dos alimentos produzidos pelo Assentamento.

Com o objetivo de dar suporte técnico a um grupo de mulheres e jovens, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participou, na tarde desta terça-feira (30), da assinatura de um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Nova Conquista (Atranc), para a construção de uma agroindústria no município de Pinheiros.

O projeto "Doce Conquista" contará com a contribuição financeira de R$ 230 mil para a estruturação, fortalecendo a logística de comercialização dos alimentos produzidos pelo Assentamento, além do apoio técnico do Incaper e com a gestão administrativa financeira da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres). Ao todo, serão atendidas diretamente 19 famílias assentadas, sendo 35 mulheres entre 18 e 60 anos e 26 jovens, além do restante dos membros das famílias assentadas e os 121 associados que moram nas proximidades do assentamento.

“Esse momento é muito gratificante para nós. Esse projeto veio para dar visibilidade aos nossos produtos. A partir de agora poderemos comercializar e chegar à casa dos consumidores e com toda fiscalização adequada. O mais importante é melhorar a renda das famílias envolvidas nesse projeto”, ressaltou a presidente da Atranc, Cléia Souza Aguiar.

A região vem sofrendo com longos períodos de estiagem, o que vem causando prejuízos na agricultura. “O projeto vem para agregar valor aos produtos locais, além disso, adequação e reaplicação da tecnologia social estruturada no processo de substituição da matéria prima industrializada pela matéria prima local, visando a fabricação de panificados e de outros produtos típicos da região e com matéria prima adequada ao período de safra”, explicou a extensionista do Incaper, Andressa Ferreira Alves.

Para o diretor-presidente do Incaper, Marcelo de Souza Coelho, o projeto é um grande avanço para o município. “É importante destacar a importância da parceria com a Fundação Banco do Brasil que teve a sensibilidade e um olhar diferencial para esse projeto social, além da Prefeitura de Pinheiros pelo empenho em transformar o sonho em realidade. Essa famílias terão um novo motivo para produzir mais e melhor e o Governo do Estado tem investido cada vez mais nos assentamentos no Espírito Santo”, salientou Marcelo.

Para a assentada Aliene Pereira, o convênio firmado significa mais um passo para a qualidade de vida dos assentados. “Um dos nossos maiores empecilhos é o processamento dos produtos, mas com a construção da agroindústria teremos as licenças necessárias para a comercialização. Com isso vamos melhorar a qualidade e seremos conhecidos no mercado”, disse Aliente.

Sobre o Assentamento

O Assentamento Nova Conquista foi criado pela Secretaria de Agricultura do Estado do Espírito Santo (Seag) em 1988, caracteriza-se por ser um grupo pequeno de moradores e nele predominam as relações de amizade e companheirismo. Recebeu o nome “Nova Conquista”, devido ser a segunda conquista das famílias e também, por se tratar do segundo assentamento no município de Pinheiros.

Está localizado às margens da BR 101, a 4 quilômetros da cidade de Pedro Canário, apesar de pertencer ao município de Pinheiros. No local vivem 19 famílias, totalizando 70 habitantes entre adultos, jovens e crianças. Desenvolve-se a produção diversificada destacando principalmente a produção de alimentos como: horticultura, feijão, milho, mandioca, frutas tropicais, café entre outras; além da criação de pequenos animais, que complementam a renda das famílias.

A associação nasceu juntamente com a criação do Assentamento. Ela executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desde 2011, algumas famílias também participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através de outra associação do município. A associação cumpre a função de organizar as documentações das famílias, gestão e orientação para entrada nos programas.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper