27/07/2017 15h07 - Atualizado em 27/07/2017 15h18

Incaper apoia a produção de leite e banana em evento em Alfredo Chaves

Foto: Arquivo/Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apoia a 45ª Festa da Banana e do Leite, em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. O evento – realizado pela Prefeitura Municipal – vai até domingo (30), no Parque de Exposições do município.

De acordo com o extensionista Alciro Lamão Lazzarini, a expectativa é de levar mais de 50 animais de raças variadas para o Concurso Leiteiro e realizar mais uma das maiores exposições de banana do Estado, com mais de 70 produtores expondo aproximadamente 120 caixas durante o evento.

Segundo ele, há pouco mais de 1 mês foram feitas visitas em mais de 20 propriedades de produtores cooperados nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. Também foram realizadas reuniões durante esse tempo, para o treinamento dos fiscais do concurso, que conta com a equipe do escritório local do Incaper e com 14 alunos do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) de Alfredo Chaves e de Olivânia, em Anchieta.

Nesta quinta (27), o evento contou com a chegada dos animais de diversas raças – meio sangue a três quartos – além do cadastro dos produtores rurais. Já às 19 horas será a abertura oficial do Concurso leiteiro, com a primeira ordenha dos animais. Todos eles concorrerão nas seguintes categorias: animais com produção próxima a 28 Kg de leite/dia; de 36 Kg/dia e livre e acima de 45 Kg/dia.

Premiação do Concurso Leiteiro: livre e acima de 45 Kg/dia: 1º lugar - R$ 5 mil; 2º lugar - R$ 3 mil; 3º lugar – 2 mil. Categorias de 28 Kg de leite/dia ou 36 Kg de leite/dia: 1º lugar – R$ 4 mil; 2º lugar – R$ 3 mil; 3º lugar – R$ 2 mil e 4º lugar – R$ 1 mil.

Para a premiação dos expositores de bananas, concorrerão os produtores apenas para a variedade Prata, nas categorias peso e qualidade: 1º lugar – R$ 1500; 2º lugar – R$ 1000 e 3º lugar – R$ 750 reais. Os produtores também irão concorrer a outra categoria: quem tiver o maior cacho de banana de qualquer variedade e o premiado levará R$ 1000.

Também haverá os sorteios irão contemplar 35 toneladas de calcário, que serão distribuídos entre os produtores de banana e concorrentes do concurso leiteiro. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) com a Fazenda Experimental do Incaper do município (Feac).

Na sexta-feira (28), também será feita as ordenhas dos animais, recepção das bananas, organização das exposições de bananas e flores e feira da agricultura familiar; já no sábado (29), serão feitas as ordenhas dos animais e exposição e julgamento de peso e qualidade das bananas, exposição e feira de flores e produtos da região; e no domingo (30), as ordenhas dos animais, exposição e feira de flores e produtos da região, premiação do concurso leiteiro e dos produtores de banana e encerramento.

Para mais informações: (27) 3269-1299.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus