31/03/2020 13h33 - Atualizado em 31/03/2020 13h34

Incaper incentiva o compartilhamento de receitas

Foto: Incaper
O bolo de banana com aveia e laranja foi a receita compartilhada por Ana Paula Pereira de Castro, do Incaper de Guaçuí.

Você aí na sua casa tem alguma receita de família? Algum ingrediente que carrega uma lembrança boa ou um sabor irresistível que faz você quebrar qualquer dieta? Que tal compartilhar a sua receita? O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) incentiva a troca de receitas culinárias que podem ser feitas pelas famílias neste momento em que é preciso ficar mais em casa.

A ideia de estimular o compartilhamento de receitas partiu da economista doméstico do Incaper Ana Paula Pereira de Castro, que atua em Guaçuí. “Entendemos que preparação de bolos, broas, compotas, enfim dos alimentos ultrapassa uma técnica em si, pois envolve emoções, tradições culturais, envolve conhecimentos e promoção da vida. A preparação dos alimentos em casa envolve mais do que nutrientes. Nesses dias de intensas mudanças, convidamos vocês a compartilharem conosco uma receita que está tendo um valor significativo para sua família”.

Para Ana Paula Pereira, neste momento em que as pessoas precisam ficar mais em casa, cabe uma reflexão: “observamos que, nos últimos anos, o processo de transmissão de habilidades culinárias entre as gerações vem perdendo força, assim como as práticas para preparação dos alimentos. É o que destaca o Guia Alimentar para População Brasileira. Ao falar sobre alimentação, um autor levanta algumas questões para pensarmos: ‘Alimentação é dieta ou é prazer? São nutrientes ou são histórias? São receitas ou são memórias?’”, indaga a extensionista do Incaper.

Quem quiser participar, pode enviar sua receita pelo Facebook: Incaper ou pelo Instagram: @incaper_es.

Ana Paula Pereira começa compartilhando uma receita que, para ela, tem um valor afetivo: “Aprendi a fazer em Viçosa e sempre faço aqui em casa para receber os amigos. Agora, que precisamos ficar mais recolhidos, compartilho para que outras pessoas tenham a possibilidade de vivenciar com suas famílias os bons momentos que vivo com meus amigos. Sempre que faço essa receita. Espero fazê-la novamente em breve!”, diz.

Bolo de banana com aveia e laranja

Ingredientes:
3 bananas médias
½ xícara (chá) de óleo vegetal
3 ovos
1xícara (chá) açúcar mascavo
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de farelo de aveia
2 ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
½ xícara de amendoim
1 colher (sobremesa) fermento químico

Modo de preparo:

Liquidificador: coloque as bananas, óleo, ovos, açúcar, suco de laranja. Bata esses ingredientes até formar uma massa homogênea. Numa vasilha a parte, misture a farinha de aveia e amendoim. Misture e adicione o conteúdo do liquidificador. Depois de misturar tudo, adicione o fermento químico à receita. Para assar pode colocar em formas pequenas.

 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper