21/07/2020 15h20

Incaper participa de congresso nacional da agroindústria

Foto: Divulgação
Enio Bergoli fará palestra no Conagron sobre Cenários do Agronegócio em Tempos de Pandemia.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa da primeira edição do Congresso Online Nacional da Agroindústria (Conagron). A indústria que usa matérias-primas da agropecuária está em debate durante o evento, que começou dia 20 de julho e vai até esta sexta-feira (24).

São mais de 7 mil inscritos de dezenas de países para acompanhar palestras sobre temas variados do setor, como legislação, sistemas de inspeção, sanidade, controle de qualidade, processamento, cooperativismo, comportamento de mercado, impactos socioeconômicos, pandemia, dentre outros.

Durante o evento, o engenheiro agrônomo Enio Bergoli, que é servidor do Incaper, especialista em administração rural e ex-secretário de Agricultura do Espírito Santo, vai abordar o tema “Cenários do Agronegócio em Tempos de Pandemia”. A palestra será ministrada nesta quarta-feira (22), a partir das 16h. Para conferir, basta fazer a inscrição gratuitamente. O participante receberá por e-mail o link para acompanhar o conteúdo.

Segundo Bergoli, o agronegócio é um conceito mais amplo que envolve a agropecuária e seus negócios associados, basicamente composto por quatro grandes elos: insumos, produção agropecuária, agroindústria e agrosserviços – que são os serviços e a logística para que os produtos ao natural ou processados cheguem efetivamente aos consumidores.

“O elo da agroindústria foi o mais afetado durante a pandemia, dentre todos os setores do agronegócio. Com fortes quedas no índice de produção agroindustrial nos meses de março, abril e maio, a crescimento é negativo em mais de 6% no primeiro semestre, sendo que o segmento de Alimentos Processados foi o único da agroindústria que apresentou crescimento positivo de 2,6%”, avaliou Bergoli.

“No segmento de Bebidas, a queda foi 15,5% no desempenho industrial. No de Produtos Não Alimentícios, a retração foi de 13,8% no primeiro semestre, puxado principalmente pela quase paralisação da agroindústria têxtil e da borracha natural, durante um bom período no primeiro semestre de 2020”, acrescentou.

Mesmo com o desempenho negativo da agroindústria no primeiro semestre, Enio Bergoli prevê a recuperação desse elo no segundo semestre e afirma que o agronegócio como um todo será o grande responsável pela retomada do crescimento do Brasil, pela geração de divisas e por segurar a inflação, itens que o tornam estratégico para o País. "O PIB do agronegócio deve crescer acima de 2% em 2020, enquanto o PIB brasileiro deverá ser negativo, ao redor de 6%", pontou Bergoli.

Sobre o Conagron

O Conagron é um evento de caráter técnico-científico destinado a produtores rurais tecnificados, acadêmicos e profissionais que tenham relações com o setor agroindustrial. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre essa área para o maior número de pessoas possível, incluindo, principalmente, aquelas que estão distantes dos grandes centros do País e que enfrentam dificuldades para estar em eventos presencialmente. Para mais informações, acesse: https://congresse.me/eventos/conagron

 

Texto: Enio Bergoli, Juliana Esteves

Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper