04/10/2019 15h53

Incaper participa de Exposição agropecuária de Guaçuí

O Instituto organizou o concurso leiteiro e a Mostra de Café

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da 61º Expoagro de Guaçuí, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro, no Parque de Exposições do município, com o concurso leiteiro e com a mostra de café. O evento foi promovido pela Prefeitura de Guaçuí, Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Associação de Comerciantes e produtores rurais e Colagua.

A mostra de café reuniu 42 amostras de 24 produtores, entre elas 24 de cafés especiais que são cafés com pontuação maior que 80 pontos de acordo com os critérios da Specialty Coffee Association (SCA), avaliados por quatro profissionais do Caparaó Júnior e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Um dos processos mais importantes na produção do café, já que trata da degustação, o evento teve Cupping popular, para os apreciadores de café, e cupping de negócios, para compradores e degustadores profissionais. Também contou com a palestra sobre “Como vender seu café e os fatores que influenciam no preço final”, com o doutor em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e produtor de cafés especiais, Lima Deleon Martins.

“A mostra superou as expectativas pelo número de amostras e produtores, bem como a quantidade de cafés considerados especiais, aliado ao fato de que 12 desses produtores nunca tinham feito cafés especiais. Outra questão positiva foi a quantidade de compradores de cafés especiais, inclusive compradores vindos do Uruguai. Isso tudo superou a nossa expectativa em relação a 5º Mostra de Café de Guaçuí. Por isso, já estamos programando a próxima para outubro do ano que vem”, disse o coordenador do escritório local do Incaper de Guaçuí, Maxwel Assis de Souza.

O Incaper também organizou o concurso leiteiro que reuniu 37 animais divididos em duas categorias (30 kg e 40 Kg), com produtores vindo dos municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Ibitirama.

“O evento permitiu a integração entre as famílias dos produtores da região e apresentação dos animais de grande potencial genético e produtivo. A estrutura instalada promoveu segurança e bem-estar às pessoas sendo um sucesso de público. A atividade de pecuária leiteira tem grande relevância econômica e social para o município de Guaçuí, por isso, são importantes eventos como o concurso leiteiro”, avaliou a extensionista Lorena Vidaurre Ribeiro.

Vencedores
Categoria Vaca 30 Kg: 24 animais participantes
1º Lugar - Maria Fernanda Vargas - Dores do Rio Preto
2º Lugar: Eder de Souza Vimercati - Alegre
3º Lugar: Adilson Moreira de Assis - Guaçuí

Categoria Vaca 40 Kg: 13 animais participantes
1º Lugar: Fabricio Rodrigues Alves – Guaçuí
2º Lugar: Carlos Reutemann Barbosa – Alegre
3º Lugar: Djalma Garcia Vargas – Alegre

Texto: Cássio Simão

 Informações à imprensa
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Tópicos:
Cafeicultura, leite
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper