01/08/2016 16h10 - Atualizado em 01/08/2016 16h12

Incaper premia produtores na 44ª Festa da Banana e do Leite

Stand do Incaper na 44ª edição da Festa da Banana e do Leite. O evento, que aconteceu em Alfredo Chaves, encerrou-se neste domingo (31), no parque de exposições do município.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento, e Pesca (Seag), organizou competições como parte da programação da 44ª edição da Festa da Banana e do Leite. O evento, que aconteceu em Alfredo Chaves, encerrou-se neste domingo (31), no parque de exposições do município.

De acordo com o extensionista do Incaper, Alciro Lamão, o Incaper coordenou, junto a seus profissionais, o concurso leiteiro, o de variedades de banana, além da exposição de flores para comercialização.

A festa, realizada pela prefeitura de Alfredo Chaves juntamente com o Incaper, tem o objetivo de divulgar as potencialidades da região e a qualidade dos produtos cultivados no município, que tem como principal atividade a produção de leite e banana. Os concursos são uma oportunidade de motivar os agricultores a investirem na qualidade da produção.

Trinta e um animais participaram do concurso leiteiro que foi dividido em três categorias: 25kg, 30kg e 40kg. Já no de bananas, houve a participação de mais de 100 produtores. Na ocasião eles disputaram com os cachos da fruta levando em consideração o peso e a qualidade (do tipo prata). Também houve prêmio para o maior cacho.

Alciro Lamão Lazzarini explicou que ao lado do café e da olericultura, as produções de banana e do leite são as principais atividades agropecuárias do município. Segundo ele, as bananeiras estão fortemente presentes no município, tendo uma produtividade por volta de mais de 10 toneladas por hectare. O leite envolve mais de 150 produtores, que geram uma produção de mais de três milhões de litros ao ano”.

Uma das principais atrações foi a conhecida ‘Virada dos Tachos’. A atividade consiste na preparação perante ao público de uma grande quantidade de doce de banana e requeijão. Foram preparados, ao vivo, 150 kg de doce de banana e 150 kg de requeijão cremoso. Para a fabricação das delícias foram necessários 600 kg de banana, 60 kg de açúcar e 300 litros de leite.

 

Informações à imprensa:


Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Tópicos:
banana, leite, stand, premiação
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper