22/02/2019 09h55 - Atualizado em 22/02/2019 13h38

Incaper promove encontro entre produtores de leite de Guaçuí

Foto: Tadeu Lobato
Seu Isaías (à esquerda) recebeu os vizinhos na propriedade para falar sobre a produção de leite.

Para estimular a troca de saberes e auxiliar na busca de alternativas de melhorias para as propriedades, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estimula os produtores de leite de Guaçuí a visitarem as propriedades vizinhas, a fim de que todos obtenham bons resultados.

A metodologia consiste em promover encontros por meio dos quais os produtores rurais contam suas próprias histórias aos vizinhos. O objetivo é permitir que outros agricultores possam conhecer e analisar o atual sistema de produção e de gestão da propriedade rural familiar.

O primeiro encontro deste ano foi realizado na propriedade de Isaias Lobato de Souza, em Guaçuí, e contou com a participação de 16 produtores. “O encontro envolveu a família inteira. Seu Isaías contou a história de vida desde quando eles deram início às primeiras atividades na propriedade. Foi legal porque eles mostraram a foto do primeiro pé de café que plantaram, dando início às atividades na propriedade da família”, disse Lorena Vidaurre Ribeiro, extensionista do Incaper de Guaçuí que conduziu os trabalhos.

O filho de Isaias, Otanibio Lobato de Aguiar, também conversou com os proprietários “Ele apresentou os dados zootécnicos, o número de vacas em lactação e secas, o desenvolvimento das bezerras e os índices reprodutivos. Por fim, a neta de seu Isaias, a pequena Kamilly Silva Moraes, de 12 anos, apresentou o mapa da propriedade que ela mesma desenhou, indicando a localização da casa sede, das áreas de canavial, piquetes, pastagens, cafezal, curral, sala de ordenha, tanque de resfriamento, despolpador, açude, e até o trator e o caminhão. Foi uma experiência interessante”, completou Lorena Vidaurre Ribeiro.

A família de produtores rurais elaborou uma linha do tempo, sinalizando todos os momentos importantes pelos quais passaram: aquisição da propriedade, casamento, construção da sede, compra de novos animais, aquisição de equipamentos, participação em cursos e capacitações promovidos pelo Incaper, entre outros itens. Por meio da linha do tempo, foi possível observar a evolução dos resultados obtidos na propriedade ao longo dos anos.

Após o relato de experiência, os participantes fizeram uma caminhada pela propriedade, e puderam observar na prática quatro setores: o bezerreiro e o silo de armazenamento de ração concentrada, a cana, a sala de ordenha e os piquetes. “Com base neste encontro, pôde-se concluir que a pecuária de leite, quando bem conduzida e planejada, pode ser rentável. Pequenas modificações podem gerar redução de custo, incremento na produção e maior eficiência no manejo dos animais. O mais importante é que eles viram que é possível obter bons resultados, tomando por base a experiência de alguém muito parecido com eles, que enfrenta as mesmas dificuldades”, pontuou a extensionista.

O encontro terminou com um lanche solidário. “Cada produtor participante levou um lanche para partilhar com o grupo. Foi um momento também que descobrimos outras habilidades dos produtores. Gente da vizinhança que faz bolo, salgadinho... um momento de confraternização em que foi possível conhecer um pouco mais da produção do entorno”, acrescentou Lorena Vidaurre.

Texto:  Juliana Esteves

Informações à imprensa

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves

juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho

vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Tel: 3636-9865

Facebook: Incaper

Twitter: @incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper