01/04/2019 15h23

Incaper realiza curso de sanidade na criação de bezerras em Aracruz

A formação foi oferecida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Produtores, estudantes e profissionais que atuam no setor agropecuário participaram do curso “Sanidade na criação de bezerras: do parto aos cinco dias”. O evento foi realizado na Agropecuária Perobas, propriedade de Tereza Augusta Barcellos Pimentel, na Comunidade Jundiaquara, em Aracruz. O objetivo do curso foi garantir bezerras leiteiras para reposição com menor idade ao primeiro parto e com maior potencial de produção futura de leite.

A formação foi oferecida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que há três anos oferece assistência na criação de bezerras na propriedade. Na programação fora debatidos temas como: pré-parto (maternidade, estresse materno); parto (desafios do recém-nascido) e de 0 até 5 dias (colostragem, transferência de imunidade passiva, cura do umbigo).

A produtora sempre investiu na cria e recria das bezerras para reposição. Segundo a extensionista Fernanda Secchin de Melo Sperandio, o projeto começou em 2016, quando o Incaper decidiu fazer um trabalho mais focado, colocando metas e objetivos a serem alcançados.

“Em 2017 nós realizamos um curso de bezerras, porém mais amplo. A partir daí despertou interesse em alguns produtores em melhorar a cria e recria das bezerras, e começamos a atender outras propriedades. Desde então, tivemos mais produtores interessados, e resolvemos fazer o curso em módulos, abrangendo desde o período pré-parto até a entrada na puberdade dessas bezerras”, explicou a extensionista.

Ela disse ainda, que em uma das propriedades foram seis meses seguidos sem mortalidade das bezerras na fase de aleitamento, além da diminuição na morbidade dos animais. “Nosso intuito é trabalhar bem essas propriedades que estão gerando bons resultados, consolidar o manejo, e servir de exemplo para aqueles que tem interesse na cria e recria de bezerras leiteiras”, afirmou Fernanda Sperandio.

O evento contou com o apoio da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA - São Francisco de Assis)

Texto: Vanessa Capucho/ Fernanda Secchin de Melo Sperandio

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9868

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9865
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper

Tópicos:
bezerras, leite, Curso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper