25/04/2017 11h11

Incaper realiza seminário sobre frutas nativas em Venda Nova do Imigrante

O edital tem como objetivo despertar a ciência em alunos do ensino médio.

Com objetivo de mostrar a importância das frutas nativas da Mata Atlântica, seus diversos usos possíveis e suas características nutricionais, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o “Seminário de Frutas Nativas”, que aconteceu no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Venda Nova do Imigrante, e contou com a participação dos alunos do ensino médio-técnico em administração e em agroindústria.

O seminário faz parte do projeto "Caracterização físico-química e nutricional de frutas nativas da Mata Atlântica com potencial econômico e ambiental", aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no edital Pic Jr. “Esse edital tem como objetivo despertar a ciência em alunos do ensino médio. Por isso, o projeto deve ser desenvolvido em parceria com uma escola dessa modalidade. Eu optei pela parceria com o Ifes Venda Nova do Imigrante, pois ele tem curso médio/técnico em administração e agroindústria, além do curso superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, explicou a pesquisadora do Incaper Sarah Ola Moreira.

No projeto estão sendo caracterizadas, do ponto de vista morfológico e nutricional, cinco espécies nativas da Mata Atlântica.  A Floresta Atlântica é uma área prioritária para conservação por abrigar elevada biodiversidade ameaçada pelas mudanças climáticas e pela ação do homem. Assim, conhecer e conservar seus recursos genéticos é de extrema importância para que não se perca, ainda mais, essa variabilidade genética. “Uma das formas de ampliar a conservação de espécies é torná-las conhecidas e úteis à população, seja na agricultura, na medicina ou na indústria. As frutas da Mata Atlântica possuem características como sabor e aroma atrativos, além de propriedades nutricionais, antioxidantes e antibacterianas, ainda pouco exploradas, devido a uma lacuna no conhecimento sobre as propriedades dessas frutas”, ressaltou a pesquisadora.

Primeiros resultados

Com o objetivo de mostrar um novo uso para a uvaia, uma das equipes preparou uma mousse. Durante a pesquisa para o seminário, os estudantes perceberam que o gosto da fruta era parecido com o de maracujá. “Os alunos usaram a receita de mousse trocando a polpa de maracujá pela polpa de uvaia. Eles também concluíram que é possível congelar a polpa, sem perder o gosto da fruta e que os frutos da Mata Atlântica podem ser usados em receitas que são feitas rotineiramente com outras frutas, com a vantagem de ser uma fruta da região”, ressaltou Sarah.

Próximos passos

Serão feitas expedições para identificação de plantas matrizes e coletas de amostras de frutos, folhas e solo. A avaliação das matrizes será feita por meio de descritores morfoagronômicos e dos atributos químicos de suas folhas e do solo. Nos frutos coletados de cada matriz serão feitas avaliações biométricas, físico-químicas, nutricionais e teor de elementos inorgânicos.

Saiba mais sobre o projeto no link: https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/frutas-nativas-da-mata-atlantica-sao-tema-de-projeto-aprovado-pela-fapes

 Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper