19/07/2016 15h50 - Atualizado em 19/07/2016 16h02

Mais de 40 animais confirmados no concurso leiteiro de Apiacá

Animal da raça Girolando confirmado para o 23º Concurso Leiteiro de Apiacá.

Começa nesta quarta-feira (20) o 23º Concurso Leiteiro de Apiacá. Para o evento, que termina no domingo (24), já foram confirmados 43 animais da raça girolando que disputarão nas categorias de 20 Kg e 30 Kg. No município a bovinocultura de leite é uma das principais fontes de renda da população, onde a bacia leiteira do município capta, aproximadamente, 25 mil litros de leite por dia.

O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do escritório local (ELDR) de Apiacá, em parceria com a Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com o extensionista e chefe do escritório do Incaper em Apiacá, Guilherme Bessa Miranda, no município existe um programa de Melhoramento Genético do Rebanho, no qual a prefeitura doa o material genético (sêmen) e realiza a inseminação dos animais dos produtores do município. “Uma boa parte dos animais que irão participar deste evento são frutos deste programa”, acrescentou.

Guilherme salientou que o evento será uma vitrine para mostrar para os agricultores do município que é possível obter animais mais produtivos e, consequentemente, melhorar sua renda, além de ser uma grande confraternização entre os produtores e tratadores que trabalham muito durante o ano todo.

O valor total da premiação será de R$ 12 mil.

A pecuária de leite

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária nacional, ficando à frente de produtos tradicionais como o café e o arroz. A cadeia produtiva do leite desempenha um papel relevante na geração de empregos, renda e na suplementação alimentar para a população.

No Estado, a pecuária de leite é de extrema importância, uma vez que desempenha um relevante papel social como geradora de renda e emprego, e por envolver a grande maioria de agricultores familiares.

Guilherme Bessa também explicou que mais de 70% dos sócios das cooperativas do Estado mandam até 100 litros de leite por dia. A atividade gera em torno de 30 mil empregos diretos e 24 mil indiretos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, o rebanho bovino capixaba produziu 451,3 milhões de litros. A produção cresceu 3% em relação ao ano anterior. O aumento gradativo vem ocorrendo em sequência nos últimos quatro anos e a produção atual gerou R$ 341 milhões de faturamento para os produtores.

O extensionista reforçou que, mesmo assim, a produtividade do rebanho capixaba é ainda muito baixa. “Uma vaca produz, aproximadamente, 1.100 litros de leite por lactação. Sabe-se que é possível atingir uma produtividade de 8 mil litros por lactação”, lembrou.

Falhas no processo produtivo como alimentação e animais geneticamente ruins com baixa capacidade de produção são os fatores que contribuem para a baixa produtividade.

Local: Galpão da Secretaria de Obras e de Agricultura de Apiacá.

Quarta-feira (20)
A partir das 8h – Chegada dos animais
19h – Show com Os Cavalos de Cueca
21h – Show com Banda Summer ( O Forronejo que Domina)