15/07/2016 08h44 - Atualizado em 15/07/2016 08h40

Mulheres de Cachoerinha destacam-se na fabricação de banana passa

O sonho de autonomia e geração de renda virou realidade para um grupo de mulheres da comunidade de Cachoeirinha, em Cariacica. O grupo 7M organizou-se para a produção da banana passa e destaca-se com sua produção de cerca de 2,5 toneladas por ano. A produção atende mercados variados, desde o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) até à empresa de chocolates Le Chocolatier.

De acordo com uma das integrantes do grupo, Vera Lúcia Monteiro Barcelos, o interesse pelo processamento da banana vem da década de 1990. “Muitas mulheres da comunidade trabalhavam na roça, onde tinha muito banana. Porém, como não se consumia nem vendia tudo, muita banana era perdida, pois estragava. Então, pensamos em fazer o aproveitamento dessa fruta”, contou Vera.

Ela explicou que nesse período foi criada a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão, incentivada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), à época, Emater. “Na Associação, reunimos o grupo das mulheres que queriam trabalhar com banana passa e nos organizamos. Éramos sete mulheres, por isso o nome Grupo 7M”, disse a produtora.

Agroindústria: autonomia e geração de renda

Após a participação em cursos de processamento de banana, elas começaram a produzir banana passa de maneira caseira. Em 2006, as mulheres de Cachoeirinha financiaram, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a aquisição de uma estufa. Já em 2013, a agroindústria foi legalizada, recebendo o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Atualmente, o Grupo 7M produz, além da banana passa, banana chips, bombom de banana e farinha de banana. Os nichos de mercado são feiras e eventos sazonais, algumas lojas na Grande Vitória, o espaço de economia solidária organizado pela Prefeitura Municipal de Cariacica, além dos mercados institucionais e da empresa Le Chocolatier, para quem comercializam a banana passa.

Além disso, elas atendem mercados institucionais. Elas comercializam em torno de 216 kg de banana passa para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que gera uma renda em torno de R$ 6.492 por ano. Já a comercialização para o PNAE gera R$ 13.302 anuais para o grupo. Ao todo, o grupo comercializa 2.400 quilos de banana passa ao ano.

O Grupo 7M compra cerca de 12 toneladas de banana dos produtores do município de Cariacica, anualmente, sendo um importante foco de movimentação da economia local. A renda mensal para o Grupo é de, aproximadamente, R$ 1.500.
“Depois da organização do grupo, nossa vida melhorou bastante. É muito bom ver uma atividade nossa crescer. Somos mulheres mais valorizadas, pois comprovamos que temos a capacidade de fazer. Hoje somos reconhecidas e isso é gratificante”, afirmou Vera.

Produção de banana em Cariacica

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper em Cariacica, Rodgers Barros, existem, aproximadamente, 441 produtores de banana no município, sendo 40 produtores orgânicos. A área plantada de banana é de 740 hectares e a estimativa de produção é de 4.745 toneladas.

“Buscamos incentivar a produção de banana no município de Cariacica por meio de diversas ações, entre elas estão a distribuição de mudas de outras variedades, além da Prata, o apoio na organização da Festa da Banana, nas comunidades de Cachoeirinha e Roda D’água, com premiação dos cachos com o maior peso e melhor qualidade, e a introdução de variedades de banana resistentes à Sigatoka Negra”, explicou.

Também são realizados dias de campo, dia especial, encontros, visitas técnicas, excursão e cursos em outros municípios. “A produção de banana orgânica também é incentivada, bem como a inclusão dos produtores nos Programas de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar”, disse Rodgers.

Texto: Luciana Silvestre Girelli
Twitter: @incaper Facebook: Incaper