09/08/2023 08h52 - Atualizado em 09/08/2023 08h54

Oficina técnica do Pedeag debate aumento da produtividade de leite no Espírito Santo

Foto: Seag.
O extensionista e coordenador de produção animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, foi o palestrante técnico da oficina do Pedeag 4.

A pecuária leiteira é a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais do Espírito Santo, atrás somente da produção de café. E como o Estado é visto como região de grande potencial no setor, o objetivo atual dos pecuaristas e do Governo do Estado é aumentar a produtividade de leite nas fazendas capixabas.

Para debater esse processo e propor ideias de desenvolvimento para os próximos dez anos, foi realizada, nesta terça-feira (08), em Cachoeiro de Itapemirim, uma oficina técnica para colaboração no Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4).

“O potencial da pecuária de leite no Espírito Santo é enorme. O Estado tem um arranjo produtivo com capacidade instalada para processar mais do que o dobro da nossa produção de leite atual. O nosso dever, agora, é discutir o avanço tecnológico e sustentável dessa cadeia produtiva, pois a ociosidade ainda é grande, mas o potencial de crescimento da produtividade é enorme”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

A produtividade de leite vem caindo no Espírito Santo desde 2018, passando de 4,8 litros diários produzidos por vaca para 3,9 em 2022. A produção total, que era de 417 milhões de litros, caiu para 345 milhões no ano passado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a oficina técnica, especialistas do setor e pecuaristas da região apontaram os principais problemas que levam à queda na produtividade e identificaram as potencialidades da produção. O objetivo final foi fazer uma análise da situação para propor ideias de desenvolvimento. As diretrizes farão parte do Pedeag 4, que está sendo coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Seag.

O Pedeag visa ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária, de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental.

Reuniões

Para o desenvolvimento do Pedeag 4 (2023/2032), estão sendo realizados seminários temáticos para a discussão com o público, visando a estabelecer as metas e as prioridades para a Gestão do Governo do Estado, incorporando temas transversais contemporâneos, como a sustentabilidade por meio do ESG (do inglês, sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).

A metodologia proposta para a construção do plano está dividida em três etapas: investigação de cenário, definição de estratégia e estruturação do ambiente.

Os encontros para a colaboração na elaboração do Pedeag 4 vão até o dia 18 de agosto. Ao todo, serão 40 encontros, entre oficinas e reuniões técnicas, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade para o Estado. Os encontros técnicos contam com metodologias participativas para discutir e propor ações que serão inseridas no Pedeag 4. O intuito é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.

São discutidos temas transversais, como agricultura familiar, mudanças climáticas, crédito rural, mulheres no agro, logística, sucessão familiar e comunicação no agro. As oficinas ocorrem em diferentes municípios do Espírito Santo, valorizando a participação das lideranças do agro capixaba e almejando ampliar os horizontes, por meio do conceito de inovabilidade. Também é possível participar da construção do plano de forma on-line, acessando o site da Seag (www.seag.es.gov.br) e clicando no banner do Pedeag 4.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Rafael Gomes
(27) 3636-3700/ (27) 99645-4694 / (27) 99785-7697

Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper