04/12/2018 11h00

Produtores rurais de Itapemirim recebem orientações sobre agroindústrias

Foto: Incaper
Uma palestra com o tema “Boas Práticas de Fabricação nas Agroindústrias Familiares” foi realizada em Piabanha, município de Itapemirim.

As agroindústrias são uma importante alternativa de ocupação e renda para as famílias rurais capixabas. A atividade ajuda a agregar valor aos produtos cultivados na propriedade, e desperta o interesse de muitos agricultores. Em Itapemirim, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com diversas instituições, realiza uma série de ações para orientar os produtores rurais do município a respeito da implantação, regularização e operação de agroindústrias.

As palestras são ministradas pela economista doméstico do Incaper, Angélica Carvalhais de Oliveira. “As orientações são direcionadas a agricultores que participam da feira municipal e pretendem investir na atividade. Ações educativas voltadas ao âmbito da agroindústria, principalmente no que tange à regularização das mesmas, contribuem para segurança do alimento, considerando o aumento das possibilidades canais de comercialização” pontuou.

No primeiro encontro, produtores interessados em construir uma agroindústria de polpa de fruta puderam obter as informações necessárias para desenvolver a atividade dentro dos parâmetros estabelecidos das “Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos”.

“Eu achei muito importante a palestra. A gente precisa muito aprender a lidar com nossos produtos, com a higiene destes produtos, a limpeza... enfim tudo! Foi uma palestra muito importante, eu aprendi muito” disse o senhor Darcy Betini Soares, agricultor de frutas da região de Itaipava.

Ação semelhante foi realizada na região de Piabanha do Norte, também no município de Itapemirim. Uma palestra com o tema “Boas Práticas de Fabricação nas Agroindústrias Familiares” foi realizada na sede Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Palmital, tendo como público- alvo agricultores que processam vegetais e comercializam seus produtos na Feira Municipal de Itapemirim.

A palestra contou com a parceria da Vigilância Sanitária do Município. Além das boas práticas, os agricultores ainda receberam orientações acerca da estrutura interna de uma agroindústria conforme as legislações sanitárias. A ideia foi oferecer informações necessárias para a regularização sanitária do espaço onde os alimentos são processados.

“A parceria do Incaper de Itapemirim com a Vigilância Sanitária vem trazendo resultados positivos aos agricultores familiares da região, na medida em que são orientados para produção segura do alimento, garantindo assim a segurança alimentar aos consumidores que adquirem este gênero de produção vegetal”, disse Ana Paula de Oliveira Siqueira, coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper de Itapemirim.

O Incaper de Itapemirim vai continuar prestando assistência aos produtores. Outros temas relacionados à agroindústria serão abordados conforme a necessidade do agricultores. “As orientações terão continuidade à medida em que os produtores estiverem trabalhando todo os trâmites da regularização para realização da produção coerente com as Boas Práticas de Manipulação e Higiene dos Alimentos”, acrescentou Angélica.

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Ana Paula de Oliveira Siqueira, Angélica Carvalhais de Oliveira e Juliana Esteves