26/12/2017 14h33 - Atualizado em 26/12/2017 14h38

Retrospectiva 2017: Agroindústrias familiares recebem incentivo do Incaper

Grupo da comunidade Sossego, de Guaçuí, em visita à comunidade Quilombola Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim.

A atuação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no ano de 2017 destacou-se nas Atividades Rurais Não-Agrícolas, sendo que mais da metade das pessoas assistidas nessa área atuam com agroindústria familiar.

Segundo a coordenadora das Atividades Rurais Não-Agrícolas do Incaper, Rachel Dias Quandt, as principais ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltadas ao público de agricultores familiares são o apoio na organização de grupos de mulheres, no caso de agroindústrias coletivas; concepção e elaboração de projetos agroindustriais; e capacitação em tecnologia e processamento de alimentos e em Boas Práticas de Fabricação (BPF).

“Também atuamos na orientação de rotulagem de produtos; formalização sanitária das agroindústrias; gestão dos empreendimentos; e comercialização dos produtos. Quanto à comercialização, são realizadas ações para orientação em gestão e organização de associações de feirantes para regularização dos produtos comercializados nas feiras, bem como ações voltadas a inclusão dos produtos da agricultura familiar em programas e políticas públicas de comercialização, como PAA e PNAE”, falou Rachel.

Ela também disse que as atividades de gastronomia, artesanato e turismo rural estão entre as demais atividades rurais não agrícolas que contam com o apoio do Incaper. “Como exemplo, podemos citar a contribuição das profissionais de Economia Doméstica para adequação de cozinhas comunitárias e restaurantes rurais e para a valorização e resgate de receitas culinárias tradicionais”, explicou a coordenadora.

A tecnologia “Cores da Terra”, por sua vez, é utilizada para a pintura imobiliária de propriedades, associações, agroindústrias, pousadas e demais construções rurais, como também na confecção de peças artesanais, contribuindo para o embelezamento da paisagem, valorização do artesanato rural e promoção do agroturismo.

Projetos e pesquisas

Além das ações de Ater, o Incaper coordena os seguintes projetos na área de Atividades Rurais Não-Agrícolas: “Controle da qualidade da água em agroindústrias familiares como requisito das Boas Práticas de Fabricação (BPF)” - projeto elaborado em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do ES - Aderes; “Influência do processo de secagem na qualidade da pimenta-do-reino”: projeto de pesquisa em execução, aprovado pelo Edital FAPES/SEAG nº 06/2015 (PPE Agropecuária); “Influência da infestação pela broca do café na qualidade higiênico-sanitária do café torrado e moído”: projeto de pesquisa para execução em 2018, aprovado pelo Edital FAPES nº 03/2017 - Universal; e “Projeto Cores da Terra Pintando o Brasil”: tecnologia de produção de tintas naturais.

Além disso, atua em projetos e ações coordenados por outras instituições, como o Apoio às Indicações Geográficas (IGs) do Estado e estruturação de novas IGs, em ações desenvolvidas no âmbito do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Espírito Santo; e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal em dez municípios do ES, em cooperação técnica com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Sebrae (coordenador do projeto).

Além das pesquisas provenientes dos projetos aprovados em editais, foi realizada a pesquisa “Perfil do consumidor dos produtos da Agroindústria Familiar”, que reuniu 194 entrevistas e encontra-se em fase de sistematização dos dados e elaboração do relatório final.

Perspectivas para 2018

Além de dar continuidade às ações previstas nos projetos em andamento e realizar as ações de Ater, a equipe de Atividades Rurais Não-Agrícolas do Incaper irá coordenar a realização do projeto “Caracterização da Agroindústria Familiar no Estado do Espírito Santo – 2018”, que tem por meta sistematizar os dados obtidos de 450 entrevistas realizadas a agroindústrias familiares em todos os municípios do ES, exceto em Vitória.

Está prevista também a revisão e conclusão de publicações direcionadas à orientação e capacitação de técnicos, produtores e demais públicos interessados, como também a estruturação de cursos na área de agroindústria voltados, principalmente, para os Agentes de Extensão em Desenvolvimento Rural.

Atividades Rurais Não-Agrícolas

A área de Atividades Rurais Não-Agrícolas (Arna) do Incaper atua em prol do desenvolvimento de alternativas econômicas, em especial para a Agricultura Familiar, visando à geração de trabalho, a melhoria da renda das famílias, a valorização das tradições culturais e a promoção do bem-estar social no meio rural capixaba.

A agroindústria familiar, o artesanato, a gastronomia e o turismo rural destacam-se entre as atividades que contam com as ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas pelo Incaper e por instituições parceiras relacionadas a estes setores.

Pesquisas relacionadas com a qualidade higiênico-sanitária de alimentos de relevante importância econômica para o Estado, bem como participação em grupos de trabalho e fóruns de discussão sobre legislação sanitária e segurança dos alimentos, tem sido também foco de atuação da área de Arna do Incaper.

A equipe técnica de referência das Arna do Incaper conta com profissionais graduados em Economia Doméstica, Medicina Veterinária e Engenharia de Alimentos, com experiência profissional e/ou formação nas áreas de ciência e tecnologia e alimentos, extensão rural, vigilância sanitária, educação e gestão ambiental, dentre outras.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Twitter: @incaper