09/11/2016 17h00 - Atualizado em 10/11/2016 08h43

Técnicos rurais alinham detalhes sobre o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável

Na manhã desta quarta-feira (09), 30 técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram de mais uma reunião de alinhamento dos últimos detalhes do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável, que visa fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina do Estado, com foco em sustentabilidade e melhora da qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e renda dos produtores rurais.

O programa – realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e do Incaper – surgiu após diálogos com os produtores rurais, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, indústrias de lacticínios, associações, frigoríficos e demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite. A demanda surgiu nas reuniões e oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), que visou alavancar a pecuária bovina capixaba, além de outras cadeias produtivas.

Os produtores rurais em geral, atendidos pelo Incaper, pelos diferentes modos de assistência técnica rural e extensão rural, serão classificados em três grupos de trabalho: manejo básico – estruturação da propriedade, nutrição e alimentação dos animais; manejo intermediário – índices zootécnicos e gestão e manejo avançado e comercialização de animais com aptidão produtiva.

O Presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, deu início ao diálogo e reforçou a importância da integração e colaboração dos técnicos para que o programa seja efetivamente positivo, com foco em nutrição de qualidade para os bovinos, em gestão, manejo e comercialização dos animais.

De acordo com o zootecnista e extensionista do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, a proposta é totalmente viável para a extensão rural e gestão agropecuária atual, com foco em qualidade e quantidade. “Além disso, a pecuária é a terceira atividade mais importante para o Estado e o Incaper tem um corpo técnico qualificado, com grande capilaridade”, disse.

Expectativas

“A nossa espera é bastante positiva. Aqui no município nós temos um rebanho apurado, que resulta em aproximadamente 30 mil litros de leite por dia, sendo este o maior índice de produtividade do Estado. Tudo isso, graças a predominância da agricultura familiar e dos jovens no campo”, contou o extensionista do escritório local em Ibitirama, Renan da Silva Fonseca.

Segundo o extensionista e chefe do escritório do Incaper em Apiacá, Guilherme Bessa Miranda, atualmente o município traz em sua história 90% da agricultura familiar, com uma bacia leiteira que gera em torno de 20 mil litros por dia. “Estamos ansiosos em alavancar a atividade, uma vez que já presenciamos muitas melhoras no rebanho das propriedades, a partir do melhoramento genético e outras ações”, contou.

A engenheira agrônoma do escritório local de Dores do Rio Preto, Priscila Nascimento, explicou que no município a pecuária leiteira é uma atividade que tem força, com cerca de 400 litros de leite por dia. “O objetivo é intensificar os trabalhos buscando a quantidade e a qualidade, já que existe esse potencial”.

Lançamento do Programa

O Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável foi lançado nesta quarta-feira (09), na Universidade de Vila-Velha (UVV), junto ao I Congresso de Pecuária Bovina e o VIII Congresso Capixaba de Pecuária Bovina.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

Tópicos:
bovino, leite, programa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper