Biossólido - Notícias

INCAPER APRESENTA PROJETOS DE INOVAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE NA RIO+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Os projetos  “Utilização sustentável do lodo de esgoto” e “Cores da Terra pintando o Brasil”, foram apresentados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e fizeram sucesso na Rio+20. Nada menos que 36.647 pessoas visitaram o estande durante a Expo Brasil Sustentável, uma feira da Rio+20 realizada no Píer Mauá. Esses projetos foram selecionados entre os projetos desenvolvidos por outras instituições de Pesquisa do Brasil, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por serem considerados destaques de inovação em sustentabilidade no País.

O projeto apresentado pelo Incaper para a Rio+20 foi sobre a Utilização Sustentável do Lodo do Esgoto,  despertou o interesse de estudantes, principalmente dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental. O trabalho incentiva a reutilização do lodo, resíduo gerado após o tratamento do esgoto ,já que é rico em matéria orgânica e nutrientes e pode ser utilizado na adubação de plantas. Instituições de pesquisa e empresas que atuam em áreas relacionadas ao tratamento de esgoto também demonstraram interesse.

Nessa ocasião foram levados exemplares do MANUAL DE USO AGRÍCOLA E DISPOSIÇÃO DO LODO DE ESGOTO PARA O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO e folderes sobre a Utilização e Recomendação do Lodo de Esgoto na Agricultura produzidos pelo INCAPER, para divulgação.

O Dr. Aureliano Nogueira da Costa, Diretor Técnico do Incaper e um dos coordenadores do projeto “Utilização Sustentável do Lodo do Esgoto no Estado do Espírito Santo“ e o pesquisador Renato Corrêa Taques, membro da equipe desse projeto, fizeram a apresentação na  Expo Brasil Sustentável.


Além de participar com o estande institucional na Expo Brasil Sustentável, o INCAPER também esteve presente no estande do Governo Estado do Espírito Santo na Rio+20. 


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper