Biossólido - Notícias

INVENTA BRASIL 2011

Noite de Premiação do Inventa Brasil no Espírito Santo

Um estudo sobre o USO E MANEJO AGRÍCOLA DO LODO DA ESTAÇÃO DE ESGOTO rendeu à pesquisadora capixaba, Adelaide da Costa, o terceiro lugar na categoria de Ciência Aplicada do lº Inventa Brasil, evento realizado pela Faculdade de Castelo (Facastelo), pela Prefeitura Municipal de Castelo e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O 1º Inventa Brasil foi realizado entre os dias 12 e 16 de outubro de 2011, no Castelão, e teve aproximadamente 50 projetos inscritos nos dois concursos: Ciência Aplicada e Inventor Rural. Ao todo, mais de 15 mil pessoas passaram pelo local durante o evento. De acordo com a pesquisadora do Incaper, Adelaide da Costa, o estudo sobre o lodo de esgoto gerou a produção de um livro sobre o tema. “Uma das experiências com o lodo foi realizada na Fazenda Experimental do Incaper de Pacotuba. A pesquisa será publicada em um livro, em fase de conclusão, e a intenção é lançá-lo durante a primeira quinzena de dezembro deste ano, durante o II Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos”, afirma.O projeto também será apresentado nesta quarta (19) e quinta-feira (20), durante a 8ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, evento realizado no Centro de Convenções de Vitória e organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.O estudo definiu critérios técnicos seguros para uso e disposição do lodo de esgoto na agricultura, sem geração de problemas ambientais e de saúde. O lodo, por conter micro e macronutrientes, além do alto teor de matéria orgânica, intensifica a atividade biológica do solo, melhorando sua fertilidade e suas características físicas - o que reduz a necessidade de uso de fertilizantes químicos.

As diferentes culturas avaliadas responderam de maneira positiva à aplicação do lodo de esgoto higienizado, alcançando um desenvolvimento vegetativo e produtividade equivalentes ou superiores às produtividades alcançadas em lavouras submetidas à adubação química convencional. O presente trabalho mostrou também a viabilidade de utilização do lodo de esgoto como fonte de nutrientes para o processo de compostagem.Na cerimônia de encerramento, realizada na noite do último sábado (15), foram conhecidos os projetos vencedores do concurso de Ciência Aplicada e também de Invenção Rural. Na ocasião, estiveram presentes o Presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o Presidente da Câmara Municipal, Gilberto Gava Marques, o Prefeito Municipal, Cleone Gomes do Nascimento, o Governador do Estado, Renato Casagrande, entre outras autoridades.

O objetivo do Inventa Brasil é incentivar, divulgar e premiar os projetos inovadores na área de ciências agrárias (veterinária, agronomia, zootecnia e engenharia florestal), desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa e nas propriedades rurais que apresentem soluções inventivas para um problema técnico, eficientes e de custo acessível.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Incaper: Juliana Esteves

comunicacao@incaper.es.gov.br