Laboratórios

Análise de Solos: Realiza análises químicas para a avaliação da fertilidade dos solos e análises físicas (textura, densidade e retenção de água). O laboratório de solos funciona no CRDR Centro Norte, em Linhares, e Centro Serrano, em Domingos Martins.

Fitopatologia: Realiza o diagnóstico de doenças das plantas causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides. O público pode encaminhar o material coletado diretamente aos laboratórios do Incaper localizados no Centro Serrano e Centro Norte. O material também pode ser encaminhado por correio, via Sedex. A análise é feita gratuitamente e, na maioria dos casos, o resultado é emitido no mesmo dia. A partir do diagnóstico, podem ser tomadas medidas de controle da doença. São atendidos produtores capixabas e também de outros Estados.

Entomologia: Faz a identificação de pragas e dos danos provocados por insetos e ácaros e recomendação das estratégias de manejo das pragas. O agricultor deve levar a amostra do material para a unidade laboratorial. O serviço é gratuito e é realizado no Centro Norte e Centro Serrano.

Controle biológico: Desenvolve projetos de pesquisa relacionados ao estudo dos inimigos naturais, como predadores e parasitoides de ocorrência em cultivos agrícolas, visando à sua aplicação em programas de controle biológico e manejo integrado de pragas. Funciona no CRDR Centro Serrano, em Domingos Martins, em CRDR Centro Norte, em Linhares.

Sementes: São realizadas análises em inúmeras espécies vegetais, atendendo às demandas da pesquisa, tais como: análise de pureza, determinação do grau de umidade, peso de sementes, testes de germinação, testes de vigor (teste de tetrazólio, envelhecimento acelerado, teste de frio) e quebras de dormência em sementes. A atividade é desenvolvida no Centro Norte.

Cultura de tecidos e células vegetais: Realiza a produção de mudas básicas e matrizes de espécies de culturas oriundas dos projetos de melhoramento genético do Incaper; viabiliza a limpeza de plantas com doenças; e possibilita a manutenção de material genético em laboratório. Funciona no CRDR Centro Serrano, em Domingos Martins.

Biologia Molecular: Realiza estudos do genoma de espécies vegetais e de sua aplicação para o registro institucional e para o melhoramento das plantas. Funciona no CRDR Centro Serrano, em Domingos Martins.

Fisiologia Vegetal: Tem as suas atividades voltadas para pesquisas em pós-colheita com produtos vegetais perecíveis (frutas e hortaliças), sendo também realizados estudos de levantamento de perdas, manuseio e conservação. Realiza análise de características químicas (teor de açúcar, acidez total, pigmentos, etc.) e de análises físico-químicas (pH, firmeza dos produtos, perda de peso, teor de matéria fresca e de matéria seca, etc.) e de alternativas para aproveitamento da produção. Busca oferecer aos diversos profissionais e agricultores informações visando às melhores práticas de manuseio e conservação para ampliar o padrão de qualidade e a agregação de valor aos produtos. Funciona no CRDR Centro Norte, em Linhares.

Confira os endereços e contatos aqui.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper