Pecuária - Tecnologias

Unidade Demonstrativa de Palma Forrageira

Implantada no distrito de Itabaiana, em Mucurici, a Unidade Demonstrativa de Palma Forrageira tem o objetivo de apresentar aos produtores rurais familiares capixabas as vantagens do uso dessa planta na alimentação animal nos períodos de estiagem severa. A unidade conta com dois gêneros botânicos: a palma gigante (Opuntia fícus) e a palma miúda ou doce (Nopalea cochenillifera), plantadas em dois diferentes espaçamentos com o objetivo de apresentar as vantagens do uso intensivo e do potencial produtivo da palma no espaçamento mais adensado. No espaçamento convencional, as plantas foram plantadas em 1,00 m x 1,00 m e no adensado, 1,50 m x 0,10 m. A unidade serve como distribuição de mudas aos produtores interessados em iniciar plantio com orientação técnica e recebe visitas de interessados em adquirir conhecimentos e orientações.

Para agendar uma visita ou saber mais informações, envie um email para mucurici@incaper.es.gov.br ou ligue no telefone (27) 3751-1475.

Clique aqui e veja fotos da unidade.

Silo Cincho

O silo cincho é de origem italiana e é um tipo de silo de superfície de baixo custo de produção, menor requerimento de máquinas e mão-de-obra e rápido enchimento. Sua indicação no preparo de silagem em pequenas e médias propriedades agrícolas, particularmente as de base familiar.

A eficiência da ensilagem como alternativa para enfrentar a escassez de forragens no período seco é estudada e usada para aumentar a viabilidade da pecuária nacional e uma das metodologias adotadas no Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável.

A falta de volumoso de qualidade causa sérios problemas ao criador, acarretando prejuízos em decorrência da diminuição da produção e ganho de peso, sem contar baixa fertilidade, inanição e até mesmo morte.

Usos de capineiras, silagem, feno, reservas de pasto e concentrados poderão ser adotadas para se evitar prejuízos, sendo a ensilagem das forrageiras um processo rápido, seguro, de baixo custo e capaz de amenizar o problema de escassez de alimentos.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Silo Cincho. 

Para saber mais sobre essa tecnologia, entre em contato pelos telefones (27) 3754-1213 e (27) 98856-9496 e pelo e-mail: lazaro.raslan@incaper.es.gov.br

Mixleite

Com o objetivo de minimizar o custo de produção da ração animal balanceada, associando conhecimentos de diferentes áreas, foi desenvolvido um programa de mistura de rações para bovinos de leite, destinado aos produtores, aos extensionistas e aos pesquisadores. Além disso, é de fácil utilização e de baixo custo.

Leucena (Leucaena leucocephala) na alimentação de bezerros

O desaleitamento precoce de bezerros implica no fornecimento de rações adequadamente balanceadas, de modo a permitir o desenvolvimento normal dos animais. Uma das alternativas encontradas foi a substituição de parte da proteína bruta do concentrado (17,6%) pela leucena, na forma de feno (15,3%) (Leucaena leucocephala). Trata-se de uma leguminosa perene, arbórea, originária da América Central e, atualmente, disseminada por toda região tropical, devido às suas múltiplas formas de utilização. Verificou-se que é possível substituir até 60% de proteína bruta do concentrado pelo feno de leucena, com ganhos de, aproximadamente, 500g/animal/dia.

Uso da polpa úmida de cevada na alimentação de vacas em lactação

Em parceria com a Embrapa Gado de Leite, a pesquisa visava avaliar a produção e o teor de gordura do leite de vacas alimentadas com níveis crescentes de polpa úmida de cevada – um subproduto da indústria de cevada. A conclusão foi a de que a substituição de 50% de uma ração concentrada, na base da matéria seca, por polpa úmida de cevada, foi a que proporcionou maior produção de leite, ou seja, 11 kg/cabeça/dia.

<<voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper