Projeto Mangaraí

O Projeto-piloto do Rio Mangaraí faz parte do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Governo do Estado do Espírito Santo, financiado através de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – Banco Mundial e executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O objetivo é reduzir a carga de sedimentos nos cursos d’água e melhorar a qualidade e a quantidade das águas da sub-bacia do Mangaraí, bem como melhorar a qualidade de vida dos seus cerca de 3.700 habitantes. Indiretamente também serão beneficiados os 600 mil habitantes residentes da Grande Vitória que são abastecidos com água captada no Rio Santa Maria da Vitória.

Para definição da área piloto de abrangência do Projeto, iniciou-se a realização de campanhas de monitoramento envolvendo o rio Santa Maria da Vitória, que abastece grande parte da Região Metropolitana de Vitória, e seus principais afluentes: Rio das Farinhas, Rio da Prata, Córrego da Pedra Preta, Rio Tirol, Rio Crubixá-Açu e Rio Mangaraí. Este último tem sido apontado como um dos principais contribuintes para a carga de turbidez na captação da Cesan em Carapina, Serra-ES.

Escolheu-se essa sub-bacia do Rio Santa Maria da Vitória como um piloto em escala real com perspectiva de resultado significativo na redução da carga de sedimentos em suas águas por dois motivos principais: primeiramente devido ao seu histórico de produção de sedimentos na bacia do rio Santa Maria da Vitória e sua proximidade com a captação da CESAN naquele rio, e em segundo lugar, devido ao nível de organização e instrução entre os produtores rurais, o que facilita a discussão de propostas de intervenção, uma vez que as mudanças no uso e manejo do solo serão determinantes para alcançar os objetivos do Projeto.

A Bacia do Rio Mangaraí totaliza 18.370 ha, caracteriza-se predominantemente por região rural, fazendo parte os municípios de Santa Leopoldina e Cariacica/ES, com respectivamente 87 % e 13 % do total de sua área.

O Projeto Piloto do Rio Mangaraí tem como atividades:

- Avaliação socioambiental da bacia e monitoramento de impacto de resultados;
- Adequação e recuperação de estradas vicinais de terra, com confecção de caixas secas de estradas vicinais da Bacia do Mangaraí;
- Construção de equipamentos sociais à margem do Mangaraí;
- Aquisição e instalação de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Mangaraí;
- Monitoramento dos corpos hídricos;
- Gestão da Terra, Educação Ambiental e Mobilização Social com enfoque no empoderamento feminino;
- Pagamento por serviços ambientais através do Programa Reflorestar.

Termo de Referência para Contratação de Consultoria Técnica especializadaem Educação Ambiental e Mobilização Social.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    Google Analytics - Incaper