17/10/2017 12h09

Dia Mundial da Alimentação é marcado por debate na Ufes

Foto: Rosana Fabris / Incaper
O Dia Mundial da Alimentação foi marcado por um debate sobre os desafios e perspectivas para uma alimentação saudável.

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi marcado por um debate sobre os desafios e perspectivas para uma alimentação saudável, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A atividade foi uma realização conjunta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos (GeQa).

Durante o evento, a nutricionista e integrante do GeQa Rafaela Brito Fardin falou sobre a relação entre a terra, o alimento e a culinária. “A terra é o espaço de produção, trabalho e geração de renda. É por meio dos alimentos nela cultivados que os moradores do campo e da cidade podem se aproximar. Já o alimento está vinculado à vontade, necessidade e prazer e a culinária é a comida se manifestando na cultura. Todos esses elementos estão diretamente relacionados à segurança alimentar e nutricional e à saúde”, falou Rafaela.

Já o integrante do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) Leomar Lírio destacou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e ainda falou sobre os princípios e pilares da produção sustável. “Trabalhamos com os princípios da agroecologia, que são a produção com diversidade de alimentos, abastecimento do mercado local e regional, recuperação do conhecimento camponês e estabelecimento da relação sociopolítica e econômica com os trabalhadores”, falou o agricultor.

“Agroecologia: caminhos para uma produção com foco na segurança alimentar” foi o tema da palestra da extensionista do Incaper Renata Setúbal. Ela contextualizou o assunto trazendo números relacionados à produção de alimentos em todo o mundo, abordou a questão dos transgênicos e dedicou boa parte da palestra na apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA).

Instalada na Fazenda Experimental do Incaper em Linhares, a UEPA tem foco na produção animal integrada com as atividades agrícolas, capacitando produtores, técnicos, estudantes e demais interessados. Os trabalhos ajudam a resgatar os conhecimentos tradicionais e disseminam práticas de manejo agroecológico. “Os agricultores têm o dom da agroecologia, e isso estava se perdendo. Nosso papel é justamente resgatar esse saber e passar essas técnicas de produção adiante. A formação das pessoas, principalmente de estudantes, é um dos grandes resultados pra gente”, disse Renata.

O debate foi encerrado com a participação do engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Mindszenty José Garozi. Ele abordou “O solo, os quintais e a alimentação: “Se não tem nutriente no solo, não vai ter no alimento. Solo se constrói com boas práticas de conservação”, pontuou o professor.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Juliana Raymundi Esteves e Luciana Silvestre Girelli