O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar mais uma publicação: “Rotulagem de alimentos: orientações para elaboração de rótulos dos produtos da agricultura familiar”, elaborada pelos engenheiros de alimentos Mariana Barboza Vinha e Jackson Fernandes de Freitas e pela médica veterinária Rachel Quandt Dias.
Essa publicação aborda as disposições legais e as informações necessárias para a confecção de rótulos dos produtos fabricados em empreendimentos da agricultura familiar e pequenas agroindústrias, possibilitando aos empreendedores não só o atendimento à legislação, mas também a valorização de seus produtos no mercado e pelo público consumidor.
Esse documento é fruto do Plano de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar e do Empreendedorismo Rural (Agrolegal), instituído pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Decreto nº 3.418-R, de 29 de outubro de 2013.
“Esperamos que seja um instrumento de auxílio aos técnicos e incentivo aos empreendedores rurais das agroindústrias familiares a se apropriarem das informações fornecidas para elaboração de rótulos, as quais resultem na adequação legal e valorização dos seus produtos perante o mercado consumidor”, informaram os autores da publicação.
Segundo eles, a inclusão dos alimentos processados no mercado formal gera a necessidade da elaboração ou adequação dos rótulos desses produtos para sua comercialização, de acordo com a legislação.
Assim, com o objetivo de informar, o rótulo constitui-se em um poderoso instrumento de comunicação entre as agroindústrias e os consumidores de seus produtos.
Acesse o documento:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper