A 2ª Mostra de Café de Alegre divulgou o resultado do top 5 de cafés conilon e arábica do município nesta sexta-feira (09). As amostras foram avaliadas no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Alegre. A comissão julgadora foi composta por quatro classificadores de café com certificação internacional, membros do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Empresa Caparaó Jr., garantindo transparência e credibilidade ao resultado.
Foram reunidos pela Mostra um total de 20 cafeicultores de Alegre que se destacam pela produção de cafés arábica e conilon de qualidade. A partir da avaliação, foram selecionados o top 5 dos cafés, sendo 5 de café conilon e 5 de café arábica.
Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento foi realizado de maneira virtual, no dia 02 de outubro. Sendo assim, a Mostra seguirá promovendo as ações on-line como a divulgação de um vídeo que detalha as informações dos 3 primeiros colocados de cada categoria.
O município de Alegre na sua composição econômica como base a cafeicultura, sendo representativa a agricultura familiar. Com o propósito de fomentar esse importante setor, a Empresa Caparaó.Jr do IFES de Alegre, a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e o Incaper realizaram a 2ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre.
O evento teve como objetivos identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica e conilon de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do município, permitindo assim a conquista de novos mercados e a sustentabilidade da cadeia produtiva.
Os resultados destacaram ainda mais a potencialidade da cafeicultura, que é um dos pilares da economia do município, como afirmou a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (CELDR) de Alegre, Aline Chaves. “A participação do Incaper na Mostra é importante para promover e dar visibilidade para a produção de café com qualidade no município. Além disso, a seleção dos cafés conilon e arábica serão de grande destaque para nossos agricultores”, ressaltou.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es