Ferramentas de Apoio Técnico

O Incaper disponibiliza ferramentas digitais com interfaces simples e de fácil uso, que possibilitam aos produtores rurais, técnicos e outros interessados obterem informações e orientações de forma gratuita e autônoma.  

Confira abaixo as ferramentas de apoio técnico:

Sistema de Calagem e Adubação

Sistema de planilhas para recomendação de calagem e adubação de cultivos convencionais e orgânicos. As fórmulas utilizadas nos cálculos foram desenvolvidas com base nos trabalhos de pesquisa e na experiência de técnicos e produtores, que foram reunidas no Manual de Recomendações de Calagem e Adubação para o Estado do Espirito Santo (5° Aproximação).

Além da Recomendação de Calagem e Adubação para mais de 65 culturas, as planilhas fornecem também informações sobre: Interpretação da análise de solos, Interpretação da análise foliar, Fertirrigação, Aplicação de gesso agrícola, Custeio simplificado.

Clique aqui para baixar - planilha.

Guia de Interpretação de Análise de Solo e Foliar - publicação - clique aqui. 

Manual de Recomendação de Calagem e Adubação (5° Aproximação) - publicação - clique aqui.  

Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura do Espírito Santo
A planilha eletrônica auxilia os usuários na medição dos níveis de adequação socioeconômica e ambiental, por meio de indicadores, protocolos e critérios de sustentabilidade seguidos pelos principais órgãos de certificação internacional.

Clique aqui para baixar - publicação. 

Clique aqui para baixar - planilha.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper