Acares – a Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares) era uma Associação que ofertada empréstimos financeiros aos agricultores para que eles pudessem investir na produção agrícola de suas terras.
Adubo – são nutrientes que devem ser adicionados às plantas para deixá-las mais fortes e saudáveis.
Anatomia vegetal – assim como temos a anatomia humana, que estuda o interior do corpo humano, temos a anatomia vegetal, que estuda o interior da planta, ou seja, trata-se do estudo da parte interna das plantas. A anatomia vegetal serve para olhar por dentro das plantas para entender como elas são feitas e como funcionam. Os cientistas que estudam anatomia vegetal descobrem como as células se organizam, como os tecidos trabalham juntos e como as diferentes partes das plantas se conectam para conseguirem crescer.
Astrologia – é uma crença que sugere que a posição dos corpos celestes, principalmente os planetas e estrelas, pode ter um impacto na nossa personalidade e no que acontece em nossa vida. Alguns acreditam nisso, mas é importante lembrar que não é uma ciência comprovada.
Astronomia – é a ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem no universo. Ela investiga e analisa estrelas, planetas, galáxias, cometas, asteroides e outros objetos presentes no espaço sideral. Além disso, a astronomia também desempenha um grande papel na busca por respostas sobre a origem e a natureza do cosmos, o que nos ajuda a compreender o universo e nosso lugar nele.
Bactérias – são seres muito pequenos que vivem em todos os lugares, até mesmo no nosso corpo. Elas são tão pequenas que não podemos vê-las sem a ajuda de um microscópio. Algumas bactérias são benéficas para nós e para os outros seres vivos, como aquelas que ajudam na digestão, enquanto outras podem fazer mal e causar doenças.
Boletim meteorológico – é um boletim que divulga informações sobre as condições atuais do tempo e previsões futuras, incluindo temperatura, chuva, vento e outras informações relacionadas ao clima em uma determinada região.
Cartas sinóticas - é um desenho gráfico que nos mostra como está a pressão do ar na superfície da Terra. Serve para entender como está o clima em um determinado momento. Também é útil para a previsão do tempo, porque, se observarmos vários desses desenhos, podemos entender como os fenômenos do clima estão se movendo e mudando na atmosfera.
Ciclone – é uma tempestade com ventos extremamente fortes que giram em redemoinho e se movem muito rapidamente.
Climogramas – são gráficos que mostram como o clima de um determinado lugar muda ao longo do tempo. Esses gráficos são importantes para entendermos como a atmosfera ao nosso redor funciona. No climograma, o clima/temperatura é representado por uma linha ou uma curva que pode mudar ao longo dos meses do ano.
Curvas de nível – são linhas desenhadas em um mapa que nos ajudam a identificar quão alta ou quão baixa é uma determinada região representada. Chamamos de "curvas" porque parecem curvas no papel, mas na verdade representam a altitude (altura) de uma região.
Diâmetro – é uma linha reta que atravessa um círculo, ligando a distância entre um ponto e outro. Pode ser usado para descrever o tamanho de uma figura circular ou esférica.
Eclipse – é o fenômeno que ocorre quando um corpo celeste passa na frente de outro, o que faz com que um deles fique parcialmente ou totalmente coberto durante um tempo. Existem dois tipos de eclipses: os solares (quando a Lua cobre o Sol) e os lunares (quando a Terra cobre a Lua).
Entomologia – é a ciência que estuda os insetos e como eles se relacionam com o mundo ao nosso redor.
Estação meteorológica – é um lugar equipado com aparelhos que medem coisas como a temperatura, vento, chuva, pressão atmosférica e radiação solar. Existem dois tipos de estações, as automáticas e as manuais. Nas automáticas, os aparelhos enviam as informações diretamente para um computador. Nas manuais, alguém precisa ir até a estação e ler os dados marcados nos aparelhos.
Fenômenos atmosféricos – são acontecimentos que acorrem no céu e no ar ao nosso redor, como o arco-íris, chuva, vento, entre outros.
Fenômeno meteorológico - é como chamamos coisas especiais que acontecem no céu e na atmosfera da Terra.
Fitopatologia – é o estudo das doenças que podem afetar as plantas.
Folha baixeira – é usado para informar as folhas localizadas na parte mais baixas das plantas ou se for por exemplo uma planta com crescimento vertical refere-se às folhas localizadas no terço inferior da planta.
Por exemplo se for uma planta de feijão, seriam aquelas folhas que estão mais em baixo e próximas ao solo.
Fungos – são organismos que variam muito em tamanho e forma, desde fungos microscópicos, como as leveduras, até formas maiores, como bolores (mofos) e cogumelos. Além disso, os fungos podem ser encontrados em diversos ambientes terrestres e desempenham papéis importantes na natureza, incluindo a decomposição de matéria orgânica.
Geoprocessamento – é um conjunto de técnicas que envolve coleta, análise, interpretação e manipulação de dados geográficos que são usados para nos dar informações sobre locais específicos na superfície da terra. Essas informações podem envolver coordenadas geográficas, mapas, imagens de satélites, entre outros.
GPS – significa Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System, em inglês) e funciona por meio de uma rede de satélites que estão no espaço, ao redor da Terra, enviando sinais para aparelhos como smartphones, carros e relógios. Esses sinais enviados por GPS permitem que se determine a localização exata de um objeto ou pessoa em qualquer lugar do mundo.
Gráficos – são representações visuais que nos ajudam a compreender melhor dados ou informações de maneira eficaz.
Halo solar ou lunar – são fenômenos que ocorrem quando a luz solar ou lunar passa através de partículas de gelo presentes na atmosfera, formando uma espécie de coroa em torno dos dois astros (sol e lua).
Insecta – é a palavra que se refere à classe de animais que nós chamamos de insetos.
Insolação – é uma condição que ocorre quando o corpo humano é exposto ao sol de forma excessiva ou por um longo período, como, por exemplo, quando vamos à praia e passamos muito tempo expostos ao sol. Isso pode levar o nosso corpo a uma elevada temperatura corporal e ser muito prejudicial à saúde.
Laboratório de Fitopatologia – é o local onde os cientistas estudam e pesquisam as doenças que afetam as plantas.
Latitude e longitude – são linhas imaginárias que nos ajudam a saber a localização de qualquer lugar no mundo. A latitude nos permite descobrir quão longe estamos da Linha do Equador. Já a longitude, descobrimos quão longe estamos do Meridiano de Greenwich. Com essas linhas, nós podemos localizar uma cidade ou um país, por exemplo.
Linha do Equador – é uma linha imaginária que circula a Terra e a divide ao meio, de forma a separar o planeta em duas partes iguais. Essas partes são chamadas de hemisfério norte e hemisfério sul.
Microrganismos fitopatogênicos (fitopatógenos) – são pequenos organismos que podem causar doenças nas plantas e fazer com que elas não consigam se desenvolver direito.
Mapa astral – também conhecido como mapa natal, é uma representação gráfica das posições dos planetas e astros no momento do nascimento de uma pessoa. É usado na astrologia para fazer uma leitura sobre a personalidade e os padrões de comportamento de alguém. Vale lembrar que nem a astrologia nem a utilização de mapa astral são consideradas ciência.
Mapas topográficos – são mapas que mostram detalhes da superfície da Terra de uma forma muito precisa. Dito de outra forma, são mapas que representam o relevo de alguma superfície. Eles não só mostram onde as cidades e os rios estão, mas também indicam as diferentes elevações do terreno, como montanhas, colinas e vales.
Material vegetal - é qualquer tipo de parte ou componente de plantas. Isso pode incluir folhas, caules, raízes, flores, frutas, sementes e até mesmo partes microscópicas, como células e tecidos.
Meridiano de Greenwich - é uma linha imaginária usada como ponto de referência principal para a medição das longitudes geográficas no mundo. O Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em dois hemisférios, leste e oeste.
Microrganismos – são organismos bem pequenos que nós não conseguimos ver sem a ajuda de um aparelho chamado microscópio.
Microscópio – é um aparelho utilizado para ver as coisas de forma aumentada. Ele funciona exatamente como uma lupa, que é aquele aparelho usado por detetives nos filmes e séries de televisão.
Meteorologia – é a ciência que estuda os fenômenos que acontecem na atmosfera. Através dela, é possível analisar as condições do tempo, como temperatura, umidade, pressão atmosférica, ventos e precipitação (chuva, neve etc.)
Meteoros – são eventos naturais que acontecem na atmosfera.
Meteorologistas – são os profissionais que estudam os fenômenos atmosféricos.
Matéria orgânica – é todo o material composto por moléculas orgânicas. Esse material pode ser de origem vegetal ou animal. Isso inclui coisas como folhas caídas das árvores, restos de comida, animais mortos etc. A matéria orgânica é importante porque serve para fornecer nutrientes para as plantas crescerem, além de servir de comida para alguns animais.
Nematoides – são vermes tão pequenos que só conseguimos os ver com a ajuda de um microscópio. Eles habitam em diferentes lugares, podem ser encontrados no solo ou na água doce e salgada, também podem morar dentro de outros seres vivos, como as plantas e os animais.
Placa de Petri – é um pequeno objeto em formato de cilindro usado pelos cientistas para que eles possam observar melhor o crescimento dos pequenos seres vivos (microrganismos), e como eles se desenvolvem.
Pós-colheita – é o momento em que o alimento é colhido do pé e armazenado em algum local, para depois ser comercializado ou consumido.
Pragas – são organismos nocivos, como insetos, ácaros, doenças e plantas invasoras, que podem causar danos às plantações e prejudicar o crescimento saudável das plantas. Esses organismos podem se multiplicar rapidamente e se alimentar das plantas, resultando em perdas significativas na produção agrícola e na colheita dos alimentos.
Vírus – são pequenos microrganismos que podem infectar os seres humanos e outros seres vivos. Os vírus não são considerados seres vivos porque não possuem células e não conseguem se reproduzir sozinhos. Por isso, precisam se hospedar (parasitar) outros corpos para que consigam se reproduzir.
Veranico – é um termo usado para descrever um período quente e seco em plena estação chuvosa ou pleno inverno. Isso pode acontecer em algumas regiões devido a variações climáticas, mas não é um evento meteorológico extremo. É apenas um aquecimento temporário fora de época.
Zodíaco – é uma divisão de 12 partes iguais, conhecidas como signos do zodíaco. Cada signo é associado a um período específico do ano e tem características particulares atribuídas a ele.