07/06/2018 13h45

Do campo à mesa: Espírito Santo debate produção e consumo de alimentos saudáveis

Foto: Divulgação
De onde vêm os alimentos que estão no seu prato? Será que eles são cultivados de maneira saudável? Quem os produziu? A Vice-Governadoria do Estado, a Seag e o Incaper discutem as ideias iniciais do projeto “Do Campo à Mesa”.

De onde vêm os alimentos que estão no seu prato? Será que eles são cultivados de maneira saudável? Quem os produziu? Com o objetivo de promover essas discussões, a Vice-Governadoria do Estado, a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) reuniram representantes de diversos segmentos relacionados à produção e ao consumo de alimentos para apresentar as ideias inicias do projeto “Do Campo à Mesa”.

A ideia é justamente debater o tema com os diversos envolvidos nas cadeias de produção e consumo de alimentos no Espírito Santo, destacando a importância de diminuir a distância existente entre quem planta e quem consome. “Queremos discutir as redes agroalimentares pra além da comercialização. Falamos de mercado numa perspectiva de construção social. A sociedade é demandante de produtos saudáveis, e não basta abrir canais de comercialização destes produtos. É preciso propor uma reflexão sobre como nós estamos produzindo e nos alimentando”, disse Jaqueline Sanz, gerente de assistência técnica e extensão rural do Incaper, que coordena o projeto.

“Já havia um movimento da sociedade em busca de melhorar sua alimentação. Os agricultores também, há algum tempo, buscam produzir de maneira mais saudável. A proposta é aproximar produtor e consumidor pelo viés da alimentação saudável. “A proposta é criar uma sinergia entre os diversos segmentos da sociedade para aproximar produtores rurais e consumidores, incentivar o debate, e construir políticas públicas sobre o tema”, disse Luiz Bricalli, extensionista do Incaper que atua como assessor técnico da Vice-Governadoria, que também coordena o projeto.

O Governo está sensível a este assunto e fomenta estas discussões, a fim de estreitar a relação entre quem produz e quem consome e promover mais qualidade e sustentabilidade na produção de alimentos em território capixaba. “A maneira com a qual o Governo trata a agricultura familiar no Espírito Santo pode servir de modelo para o Brasil. Uma agricultura familiar forte é igual a paz no campo, segurança alimentar e comida de qualidade na mesa”, disse Marcus Magalhães, subsecretário estadual de Agricultura.

Diversos grupos de interesse participaram da reunião sobre o tema, realizada na terça-feira(05), na Vice-Governadoria: acadêmicos, articuladores sociais e de governos estadual e municipais, entidades de classe, produtores, instituições de ensino e associações de moradores. “Parceria é o que dá resultado. Mostra a força que o Espírito Santo tem. Estamos muito orgulhosos porque todos reconheceram no Incaper a importância de levar adiante um projeto deste tamanho”, pontuou Nara Sthefania Tedesco, diretora-presidente do Incaper. “O Espírito Santo ocupa uma posição de vanguarda neste quesito. E essa união de saberes, esse juntar de práticas é extremamente produtivo”, acrescentou César Colnago, Vice-governador do Estado.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br